Desenvolvimento analisa dados da balança comercial e trabalha em novo projeto para 2015

26/09/2014 17:11h

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, realiza uma análise dos números relativos à movimentação da Balança Comercial entre os meses de janeiro a agosto de 2014, que foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. De acordo com os números divulgados, houve uma queda nas movimentações de compra e venda de produtos internacionais, o que reflete um desaquecimento do mercado internacional, visto a situação não só do município, mas da região a Secretaria está elaborando um projeto junto às empresas com o objetivo de alavancar o comércio exterior.

Indaiatuba está atualmente na 3ª colocação do ranking das exportações da RMC (Região Metropolitana de Campinas), caindo uma posição neste período, já que durante o ano de 2013 manteve-se na 2ª colocação, o que ainda é um resultado favorável comparado aos 20 municípios que integram a região. Neste período as exportações tiveram uma queda de 35,8%. De janeiro a agosto de 2013 foram exportados 476,6 milhões de dólares, e em 2014 o valor foi de 305,6 milhões de dólares. Nas importações a queda é bem menor, ficando abaixo de 1%, já que foi importado o total de 867,1 milhões de dólares, comparado a 861,2 milhões de dólares referentes a 2014.

A queda nas exportações ocorreu não só em Indaiatuba, mas também em outros municípios da RMC. É o caso de Sumaré e Americana que reduziram 36,36% e 21,13 %, respectivamente. Com o objetivo de movimentar este setor, a Secretaria de Desenvolvimento está trabalhando em um projeto para 2015 que pretende estimular as vendas internacionais e movimentar o Núcleo de Comércio Exterior. “Trata-se de encontros entre empresas exportadoras e importadoras nos quais elas terão a oportunidade de trocar informações e experiências que serão úteis para melhorar o trabalho no dia-a-dia dentro da empresa. Esses encontros serão acompanhados pelo Consultor de Negócios Internacionais, ligado a Secretaria de Desenvolvimento”, comenta a diretora de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento, Janaina Faccioni Nogueira.

Segundo o secretário da pasta, Renato Stochi, esse projeto é uma forma de apoiar as empresas de Indaiatuba e melhorar as exportações “Vamos ter a participação de pessoas que atuam e desenvolvem alguma atividade ligada ao Comércio Exterior que poderão colaborar de uma forma simples, discutindo e passando mais conhecimento nesta área. Entendemos que a troca de informações é fundamental, pois setor, no qual as negociações são complexas e exigem um pouco mais de conhecimento, além do fato que sempre existem alterações nas legislações que tratam do assunto e com essas reuniões as empresas poderão fomentar seus negócios e aperfeiçoar os procedimentos”, sublinha Stochi.

A alteração mais recente se deu nas regras de aplicação e controle do Drawback Integrado Suspensão e do Drawback Suspensão (aplicável na fabricação e entrega de Embarcação no mercado nacional e em Licitação Internacional), englobando ainda mudanças recentes “Flexibilização do Drawback suspensão”. “São informações como esta que o projeto pretende desenvolver com as empresas que tiverem interesse em participar”, completa Janaina.

Para mais informações sobre o projeto ou as recentes alterações na legislação, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Comércio Exterior, pelos nos telefones (19) 3834-9369 ou (19) 3834-9360, ou ainda por meio dos e-mails desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br ou desenvolvimento05@indaiatuba.sp.gov.br, lembrando que a atuação do Núcleo é gratuita e direcionada apenas para empresas instaladas em Indaiatuba.
  • Redator(es): Laís Fernandes