A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Saúde e Conselho diplomam 149 conselheiros locais de saúde

Cerimônia aconteceu no Auditório do Bosque do Saber
29/09/2014 16:20h


Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Secretaria de Saúde e Conselho diplomam 149 conselheiros locais de saúde

A Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira (26), no auditório da Escola Ambiental do Bosque do Saber, a diplomação dos 149 conselheiros locais de Saúde de 12 Unidades de Saúde e eleitos em julho de 2014. O CGU (Conselho Gestores de Unidades) formado com representantes de usuários, trabalhadores de saúde e gestor. O evento contou mais de 200 pessoas entre autoridades, conselheiros locais, convidados e familiares.



Estavam presentes o secretário de Saúde de Indaiatuba José Roberto Stefani; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Medeiros de Paula; o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Nilson Alcides Gaspar que representou o prefeito Reinaldo Nogueira e o integrante do Conselho Nacional de Saúde, Jordeci de Souza.



Luiz Medeiros destacou que foram seis meses de caminhada, com muitas reuniões nas Unidades e o apoio do secretário de Saúde. “Este é um trabalho de conscientização, demostra que o amadurecimento da população usuária do SUS. Agradeço o apoio do prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário de Saúde que são gestores sérios e tratam a saúde pública de forma responsável e democrática”, acredita.



Stefani agradeceu aos conselheiros locais que estão participando ativamente da gestão da saúde do município. “Agora com a formação e atuação dos Conselhos Locais, os bairros podem trazer sugestão de forma organizada e a participação popular é muito importante”.



O secretário de Saúde lembrou a questão do planejamento feito pela saúde há seis anos. “A realidade é diferente, a população cresce e as demandas também e nós vamos fazendo as adequações necessárias”, comenta. “Agradeço o trabalho do Conselho Municipal nos nomes dos conselheiros Mário Jacinto; o médico Tiago Gomes e o presidente do Conselho Luiz Medeiros, além dos demais conselheiros que são membros atuantes e buscam ampliar e melhorar a questão do controle social e com isso colaborar com a gestão da saúde”, comenta.



Jordeci de Souza enfatizou que poucos países no mundo possuem um sistema de saúde como o brasileiro, que é universal. “Talvez o do Canadá seja o mais parecido. O

SUS é relativamente jovem com apenas 25 anos e somos um pequeno exército trabalhando em prol da saúde pública de nosso país. Poucos municípios estão ampliando a participação social como está ocorrendo em Indaiatuba. Quero destacar a grandeza e a coragem da administração municipal que de forma ativa e organizada está tornando este momento único, que é a participação popular na gestão da saúde”.



Gaspar parabenizou a gestão da saúde pela ação e destacou a população deve fazer a sua parte. “Queremos boas propostas e a participação da população é fundamental. Devemos fazer a diferença, pois somos uma cidade diferenciada, mas tudo isso exigiu e exige um planejamento. Quero destacar a atuação dos profissionais na Administração Municipal e a colaboração e a união dos conselhos municipais e quem sempre será beneficiada será a população de Indaiatuba”.



Após os agradecimentos, os conselheiros representantes das 12 Unidades de Saúde foram diplomados os conselheiros das CGUs das UBS 9 (Central), PSF Carlos Aldrovandi, PSF Oliveira Camargo, UBS IV- Jardim Morada do Sol, PSF Parque Corolla (Jardim Morada do Sol), Hospital Dia, PSF Jardim Brasil, PSF Parque Residencial Indaiá, UBS X-Jardim Califórnia, PSF Jardim do Sol, PSF Itaici e PSF Jardim Itamaracá.



  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1363

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba