Encontro de Corais é opção de lazer gratuito para família no sábado

30/09/2014 17:40h

Foto: Arquivo - Adriana Panzini - SCS/PMI
Encontro de Corais é opção de lazer gratuito para família no sábado

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo sábado (4), o Encontro de Corais, evento com entrada gratuita e que reunirá corais do município e convidados. O espetáculo tem início às 20h na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Se apresentarão o COMJA – Coral Municipal de Jaguariúna, com regência de Antonio Fraga, o Jodlerklub Helvetia, sob regência de Arnold Abert Heuberger (Noldi) e os corais Infantil, da Terceira Idade e da Cidade de Indaiatuba, todos sob regência de Áurea Ambiel. Informações (19) 3894-1867.

Sobre os corais e regentes

Coral Cidade de Indaiatuba - criado em 1999, é composto pelos alunos da oficina cultural de canto coral da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, aberta a toda comunidade do município. A partir de 2001 passou a ter como regente a Profª Drª Áurea Ambiel. Com repertório vasto, abrangendo músicas folclóricas, populares e clássicas, integra regularmente os projetos Cantata de Natal, Encontro de Corais e Musicais promovidos pela Prefeitura Municipal e variados eventos da Região Metropolitana de Campinas e capital paulista.

Maestrina Áurea Ambiel - Pedagoga e musicista. Possui graduação (1991; modalidade: regência), mestrado (2002) e doutorado em música pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, atuando como docente na área de música tanto no ensino superior quanto na educação básica (iniciação musical e ensino fundamental). Na área de regência estudou com o Prof. Henrique Gregori (UNICAMP), Ronaldo Bologna (SP), em cursos e festivais no Brasil e exterior recebeu orientações de Francesco La Vecchia (Itália), Elena Herrera (Cuba), Bob Chilcott (Inglaterra), Geisa Dourado (EUA), Aylton Escobar (Brasil) Afrânio Lacerda (Brasil), dentre outros.

COMJA – Coral Municipal de Jaguariúna - Iniciou suas atividades em 20 de novembro de 1996 por iniciativa no maestro Antonio Fraga, até então morador recente na cidade, com elementos que compunham o Coral da Matriz Santa Maria, estabelecendo uma nova mentalidade em nível de canto coral e implantando cursos de aprimoramento vocal, leitura dinâmica de partituras, etc. Seu repertório é eclético, interpretando músicas eruditas, sacras, popular brasileira, internacionais, buscando com isso, atingir os apreciadores da modalidade Canto Coral. Desde então vem participando de vários Festivais e Encontros de Corais em toda a região do estado de São Paulo e, em outros estados, destacando o Encanta Blumenau-SC; Aniversário de Cruz das Almas – BA; 4º. Circuito de Canto Coral na cidade de Diamantina - MG, O FIC - Festival Internacional de Corais – BH e diversos outros de relevada importância. Desde 1997 representa a cidade no Mapa Cultural Paulista, projeto da Secretaria de Estado da Cultura, tendo sido premiado em várias das edições.

Maestro Antonio Fraga - Estudou Música, teoria, solfejo, harmonia na Escola Paulista de Música, Canto com Zuinglio Faustini e Helena Russo, Regência Coral com os Maestros Luis Roberto Borges, Joaquim Paulo do Espírito Santo e José Carlos Siqueira. Participou de inúmeros cursos de Especialização em Regência Coral, Escolha de Repertório, Harmonia e Arranjos Vocais com os Maestros: José Zula de Oliveira, Marilena de Oliveira, Julio Seigl, Valter Lourenção etc. Participou como corista solista dos Corais Pró Música de São Paulo, Madrigal Canto Vivo, XI de Agosto (USP), Schola Cantorum. Fundou e regeu em São Paulo os Corais Ars Livre, Coral Sant’Ana do Alto da Boa Vista, Coral da SAI – Sociedade Amigos de Interlagos, Coral Impresa e Coral Santo Antonio de Vila Ré. Em 1996 reativou o Comja – Coral Municipal de Jaguariúna, do qual é regente até hoje. Em 2000 recebeu o Diploma de Parceiro Cultural do Estado de São Paulo. Em 2001 fundou a “OMVJ - Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary”. É membro da APARC Associação Paulista de Regentes Corais.

Jodlerklub Helvetia - fundado em agosto de 2001 pelos descendentes suíços da Colônia Helvetia, tem como objetivo fortalecer o folclore difundido na colônia, difundindo o canto jodler natural e versificado, como manutenção dessa legítima tradição folclórica suíça, promovendo o congraçamento entre seus associados por meio do canto folclórico como expressão cultural, social e recreativa. Possui 38 cantores e tem seus ensaios realizados nas manhãs de domingo, logo após a missa, no Espaço Cultural de Helvetia, construído especialmente para as manifestações culturais e folclóricas praticadas na colônia.

Maestro Arnold Heuberger - No ano de 1972 ingressou no Jodlerklub “Obwaldner Rachtenchörli” em Sarnen. Em 2001 fundou em Helvetia, Brasil, o Jodlerklub Helvetia, o único Clube de Jodler no país, e desde sua fundação é seu presidente e regente. Entre as principais apresentações já realizadas, juntamente com a banda “Schnapsmuisig” e o Grupo de Danças, estão a Festa de 1º de Agosto em Helvetia, com mais de oito mil visitantes, Concerto anual no dia das mães, Festival Maio Musical em Indaiatuba, Comemoração dos 100 anos de Anna Karolina Bannwart em Avaré, Ordenação Sacerdotal do Padre José Francisco Bannwart em Pirajuí, Comemoração dos 200 ANOS da Catedral Metropolitana de Campinas, entre outros.

Serviço

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina
  • Redator(es): Adriana Panzini