Jardim Morada do Sol ganhará farmácia unificada no início de 2015

01/10/2014 15:38h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Jardim Morada do Sol ganhará farmácia unificada no início de 2015

A região do Jardim Morada do Sol contará, a partir de 2015, com uma unidade da Farmácia Unificada e da Farmácia de Alto Custo. A informação foi da diretora da Assistência Farmacêutica, Rosana Rodrigues, durante a Audiência Pública da Saúde realizada no último dia 24, na Câmara Municipal. A nova unidade ficará no antigo prédio do Ambulatório de Pediatria, que passará por reforma.

O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, declarou que esta é uma reivindicação antiga da população do Jardim Morada do Sol e só não havia acontecido devido falta da área. “O Ambulatório de Pediatria passou a funcionar na parte superior do prédio da UPA 24 horas. O espaço antigo será reformado e se necessário fazer a ampliação. Teremos no local o serviço social da saúde para os encaminhamentos e triagem dos moradores do Jardim Morada do Sol, Farmácia de Alto Custo”, comenta.

O secretário de saúde destacou que haverá uma reestruturação na área da Assistência Farmacêutica. “São mudanças necessárias para melhorar cada vez mais a rede de saúde de Indaiatuba”, relata.

O projeto de reforma e ampliação será realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia. O projeto e custo da obra serão divulgados futuramente.

INFORMATIZAÇÃO

Rosana informou sobre a mudança da distribuição de medicamentos e a implantação das farmácias novas e informatizadas nas unidades do PSF Carlos Aldrovandi, UBS João Pioli e PSF do Parque Corolla. “A informatização evita que os pacientes retirem medicamentos em várias Unidades, e acaba o desperdício. Agora o paciente que faz uso contínuo de medicamento, retira a quantidade exata para um mês. As informações são cruzadas no sistema e ele não poderá retirar medicamento em outra farmácia da rede pública. Outro fator determinante para a mudança foi a questão do armazenamento, o medicamento precisa ser guardado corretamente para não perder sua eficácia. Também há casos que o paciente sente uma melhora e deixa de tomar os medicamentos. Muitos acabam doando para outras pessoas”, explica.

Rosana justificou que em maio de 2014, a média mensal de medicamentos distribuídos entre frascos ampolas, comprimidos, pomadas foi de 3.739.863 unidades e em setembro foi 3.490.845.

A diretora ainda informou que os medicamentos mais distribuídos pela rede são para combater a Hipertensão Arterial seguido para o controle de Diabetes, Colesterol. Também há grande distribuição de medicamentos antidepressivos.

A Assistência Farmacêutica, que envolve as Farmácias: Unificada, de Alto Custo, Popular e entrega de medicamentos solicitados por meio de processos e liminares judiciais. O serviço que dispensa medicamentos padronizados na rede pública do município foi implantado em Indaiatuba em 1999.

Atualmente funciona como Centro de Assistência Farmacêutica de Indaiatuba à rua Regente Feijó, 187, Cidade Nova. Para usar o serviço o usuário deve ser comprovadamente morador de Indaiatuba, ter cartão o SUS e a receita médica.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini