Prefeito Reinaldo Nogueira inaugura nova sede da UBS Itaici

Obra foi executada com recursos próprios e verba do Governo Federal
02/10/2014 11:42h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito Reinaldo Nogueira inaugura nova sede da UBS Itaici

O prefeito Reinaldo Nogueira inaugurou nesta quinta (2) a nova sede da Unidade Básica de Saúde do bairro Itaici (UBS V). Projetada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia, a obra recebeu investimentos totais de R$ 923.000,00, sendo R$ 400.000,00 provenientes de convênio firmado pela Prefeitura com o Governo Federal, e atenderá os cerca de 15 mil moradores da região. A UBS V funciona de segunda a sexta das 7h às 16h (sala de vacina das 7h30 às 15h30) e está localizada à Rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, ao lado do pátio da antiga Estação de Trem de Itaici. Informações (19) 3894-7600.

O prefeito Reinaldo Nogueira destacou os desafios da saúde. “Nosso objetivo é melhorar sempre as condições no atendimento à saúde, que é uma área em que enfrentamos muitos desafios”, relata. “Com esta nova sede, podemos oferecer um local mais adequado à população do bairro, um espaço digno para que a equipe possa receber os moradores com o carinho de sempre. Não é fácil obter novos recursos, pelo contrário, os investimentos na saúde no país diminuíram cerca de 10% nos últimos 15 anos, ao passo que a porcentagem dos brasileiros que precisa dos serviços só aumentou. Mas com nossos esforços conseguimos ter em Indaiatuba uma estrutura de saúde como poucas cidades têm. Temos problemas, claro, mas estamos sempre buscando alternativas”, destacou. “Gostaria também de parabenizar a todos os funcionários da UBS, representados aqui pela coordenadora e enfermeira Marina Damasceno. É um grupo muito comprometido com o que faz e do qual temos orgulho, desejo muito sucesso a todos”.

Na ocasião, Reinaldo Nogueira apontou ainda outras melhorias que a Prefeitura vem implantando em Itaici e arredores e falou de novos projetos. “Temos este novo posto, implementamos a escola do Tombadouro em período integral, creche para atender as necessidades dos moradores e estamos investindo em reformulações no trânsito. Além da duplicação da rodovia José Boldrini, também com recursos federais, estamos planejando asfaltar o final da alameda Ezequiel Mantoanelli, onde temos por volta de 1.500 casas nos condomínios, para que os motoristas tenham outra opção de acesso à rodovia SP-75 e à cidade, desafogando a avenida Coronel Estanislau do Amaral, que teve suas faixas ampliadas. Mas temos muitas outras ideias que queremos concretizar. Uma delas é a criação de um espaço comunitário, aqui mesmo próximo à Estação de Trem, que será restaurada, contemplando área de lazer para as crianças e uma feira agrícola com produtos dos sítios do município, algo que ainda quero debater com ao agricultores da região para avaliar o interesse”, contou o prefeito. “Enfim, estamos realizando muita coisa, com menos de dois anos de mandato, posso dizer com satisfação que já cumpri 75% do estipulado em meu plano de governo, as coisas estão caminhando, não acontecem do dia para a noite, mas o que foi prometido está sendo cumprido e espero fazer ainda muito mais”, finalizou.

“Ficamos satisfeitos em ver que a cidade continua ampliando sua estrutura de saúde e garantindo qualidade no atendimento”, disse o presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira durante a inauguração. “Não temos em Indaiatuba uma ‘hiper arrecadação’ como muitos pensam, temos uma arrecadação mediana para o porte de nossa cidade, a diferença é a gestão do recurso, que é feita com sabedoria e controle, com a liderança do prefeito Reinaldo Nogueira e a competência de sua equipe, e que se reverte em benefícios para a população, parabéns a todos por mais esta realização”, completou.

A nova UBS Itaici tem 408,13 metros quadrados com cinco consultórios, um consultório de odontologia com três equipes, sala de vacina, inalação, sala de curativos, dispensário de medicamentos, recepção, espera adulto e pediatria, sala de reuniões, copa, almoxarifado, arquivo, coordenação, utilidades, expurgo, vestiários masculinos e femininos e sanitários acessíveis. O serviço funciona como unidade mista, com uma equipe do Programa de Saúde da Família que atende um grupo de moradores cadastrados, e também possui uma equipe formada por um médico clínico geral, um ginecologista, pediatra e equipe de enfermagem, além de dentistas. Está em projeto na Secretaria de Saúde a implantação de mais duas equipes de Saúde da Família, que é formada por um médico, uma enfermeira, quatro agentes comunitários de saúde e dois técnicos de enfermagem.

Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro, os secretários municipais da Saúde, José Roberto Stefani; da Educação, Rita de Cassia Trasferetti; da Família e Bem-Estar Social, Luiz Henrique Furlan; da Comunicação Social, Odair Gonçalves; de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral; de Urbanismo e Meio Ambiente José Carlos Selone; de Obras e Vias Públicas, Leandro Dias de Souza, além do superintendente do Saae, Nilson Gaspar e dos vereadores Luiz Carlos Chiaparine, Célio Massao Kanesak, do vereador licenciado Adauto Messias e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Medeiros.

• Redator(es): Adriana Panzini