8ª edição da Feira Literária da Secretaria de Educação acontece no sábado dia 18

Mais de 12 mil livros serão expostos envolvendo cerca de 20 mil alunos
02/10/2014 16:39h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza no sábado (18) no Pavilhão da Viber, das 9h às 17h, a 8ª edição da Feira Literária, fruto do projeto “Ler Faz Bem”. Com entrada gratuita o evento visa incentivar a literatura e promover a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula de todas as unidades escolares municipais. Mais de 12 mil livros serão expostos envolvendo cerca de 20 mil alunos.

Uma das novidades para este ano é a exposição ‘No meio do Caminho... Tinha uma Poesia’ do escritor Rubem Alves, em parceria com o Sesc Campinas que ficará na parte externa da Feira Literária. Rubem Alves, mineiro nascido em Boa Esperança, transborda através das palavras, sensibilidade e sabedoria. Fala sobre o cotidiano, sobre viver e morrer, sobre educação, amor, Deus, espiritualidade e religião. Busca e resgata a essência humana através dos seus textos. Atualmente, Rubem Alves tem cerca de 160 títulos publicados em 12 países através de 11 editoras nacionais e 13 internacionais. A exposição é descrita da seguinte maneira: “Caminhar e refletir, desviar e se encontrar; ser transportado à sensibilidade humana através de Rubem Alves. Caminhando, a arte e a obra literária se encontram com seus olhos e te levam a momentos de pura reflexão. Surpresa saborosa, escolhida para estar no “Meio do caminho” e fazer brilhar mais a luz do dia”.

Com 45 estandes, a Feira trará a exposição de trabalhos literários de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Também terá um estande especial para o setor de tecnologia educacional, onde os participantes poderão conferir todos equipamentos tecnológicos presentes nas escolas municipais. Outros estandes especiais irão apresentar o projeto ‘Africanidade’ e o Pnaic (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) com o trabalho de formação e a aplicação do Pacto.

Durante a Feira a Secretaria de Educação premiará as Escolas vencedoras do Prêmio de Incentivo a Leitura Sylvia Sannazzaro que visa criar iniciativas para que pais, estudantes e funcionários se tornem leitores; garantir o acesso a bons livros e criar um ambiente que estimule a leitura; formar uma comunidade de leitores; utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros textuais, autores e ilustradores, iniciando a construção de uma história de leitor e fomentar o gosto pela leitura, em educadores, alunos e comunidade implementando práticas de leitura ricas e diversificadas.

Além da exposição dos trabalhos escolares os participantes poderão apreciar apresentações especiais das escolas: “Emeb Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist” com Bloco Batu-K@andô e Alegria no Sítio; o coral do Naseja; a “Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha” com a apresentação ‘Pequeno Príncipe’; “Emeb Profª Maria Albertina Berdu” com ‘Indaiatuba Encanta’; “Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães” com a apresentação ‘Peter Pan’ e a Emeb “Prof. Wladimir Olivier” com ‘O cardeno’. Além da parceria com a exposição ‘No meio do Caminho... Tinha uma Poesia’ o Sesc Campinas irá participar com a apresentação “Pausar”. Em 2013 a Feira Literária recebeu cerca de 30 mil pessoas.

8ª Feira Literária da Secretaria de Educação

Data: 18/10 (sábado)