Programa municipal de controle da tuberculose recebe prêmio estadual

Indaiatuba teve maior taxa de cura de tuberculose em 2013
09/10/2014 14:08h

Programa municipal de controle da tuberculose recebe prêmio estadual

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Indaiatuba recebeu o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle de Tuberculose 2013”, que é o reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pelas ações desenvolvidas no município. O prêmio foi entregue no último dia 30 a representantes de Indaiatuba durante o Fórum Estadual de Tuberculose realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A diretora da Vigilância em Saúde Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e do Ambulatório de Doenças Infecto Contagiosas do Hospital Dia, Pamela Tobaldini e a médica pneumologista, Renata Muniz Jorge representaram Indaiatuba no evento.

Rita explicou que foram premiados todos os municípios que alcançaram metas estipuladas pelo Estado, que incluíam alto índice de cura e tratamento supervisionado. “Atualmente todas as Unidades Básicas de Saúde e Programas de Saúde da Família têm condições de tratar e acompanhar os pacientes. Este fato que possibilita o tratamento supervisionado e, consequentemente, a alta cura da doença. Também há um incentivo que é uma cesta básica para os pacientes que não faltam nas consultas e realizam todos os exames”.

O município recebe atualmente o repasse do Mistério da Saúde de R$ 25 mil anuais para o Programa municipal de Controle da Tuberculose. Os municípios de Americana, Hortolândia e Valinhos também receberam o prêmio. Indaiatuba tem atualmente 19 pacientes em tratamento contra a tuberculose

TUBERCULOSE

A tuberculose, cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis (mais conhecido como Bacilo de Koch, em homenagem ao seu descobridor) é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. O micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões que é transmitido pelo ar. O principal sintoma da doença é a tosse por três semanas consecutivas.

O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, etc.

Os sintomas são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

É fundamental seguir à risca o tratamento.

RECOMENDAÇÕES

Não suspenda o uso da medicação antes do prazo previsto. Se você começar a tomar os remédios e parar no meio do caminho, com certeza irá selecionar uma colônia de bactérias resistentes aos medicamentos e ficará mais difícil ser curado;

Lembre-se de que desnutrição, alcoolismo, uso de drogas ilícitas e de medicação imunossupressora aumentam o risco de contrair a doença;

Familiares e pessoas próximas aos infectados devem manter certos cuidados básicos como forma de afastar o risco de contágio durante a fase inicial da doença.

Portadores do vírus HIV e de doenças como diabetes, por exemplo, podem desenvolver formas graves de tuberculose. Por isso, devem manter-se sob constante observação médica.

Todas as crianças devem tomar a vacina BCG que é contra a tuberculose.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini