Notícias

Evento de chorinho terá praça de alimentação com renda voltada para o Funssol

  • Publicação: 21/10/2014 15:39h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1492

Foto

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, realiza no domingo (26), às 18h, no Coreto da Praça Prudente de Moraes o evento ‘Chorinho na Praça’, com o Grupo Amantes do Choro. O objetivo é resgatar os bons costumes de antigamente como, ouvir chorinho. A participação será gratuita. Os participantes também poderão contar com uma praça de alimentação na qual a renda será revertida para o Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba).

História

O Choro ou, como é mais conhecido, Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos. Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões, enquanto os grupos musicais são intitulados regionais.

Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava o desempenho de um contrabaixo, sendo assim conhecido como ‘baixaria’; e cavaquinho, o qual criava a harmonia musical através do equilíbrio entre os acordes e os ornatos do trecho, que preservavam o tema principal. O pandeiro também era manipulado para marcar os aspectos rítmicos.

Atualmente, músicos como Paulinho da Viola, Paulo Moura e Turíbio Santos, e grupos da estirpe de Época de Ouro, Premeditando o Breque, entre outros, preservam o chorinho, renovando constantemente este estilo musical.


Notícias relacionadas