Capacitação sobre sífilis reúne mais de 200 profissionais de saúde da região

21/10/2014 16:00h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Capacitação sobre sífilis reúne mais de 200 profissionais de saúde da região

Mais de 200 profissionais de saúde participaram da capacitação sobre “Atualização de Sífilis em Adulto, Gestante e Congênita” promovido em Indaiatuba pela equipe do Programa Estadual de Prevenção de DST/HIV/AIDS. O encontro voltado a médicos e enfermeiros de 42 municípios da Direção Regional de Saúde Campinas foi realizado no Auditório da Prefeitura na manhã de segunda-feira (20).

A abertura do evento foi feita pela assessora de Projetos Especiais da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia. A equipe do programa Estadual de Prevenção de DST/HIV/AIDS foi composta por Daniela Vinhas Bertolini e Carmem Bruneri Domingues, além da Interlocutora regional, Shenia Liane Pimenta. Todos os participantes ganharam certificado da capacitação.

Conforme explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Indaiatuba, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, essa capacitação trouxe novas ações para tratamento de sífilis em adultos, gestantes e transmissão vertical da sífilis congênita, que é o resultado da infecção do feto pela bactéria causadora da doença. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja com sífilis. “É uma doença grave e pode causar má formação do feto, sérias consequências para a saúde da criança ou até a morte”.

Em Indaiatuba, o Ambulatório de DST/HIV/Aids, localizado no Hospital Dia é a referência de tratamento da doença. As gestantes da rede pública que são acompanhadas no pré-natal, realizam todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde durante a gravidez. Com o tratamento adequado, mães com Sífilis podem dar à luz a crianças saudáveis.

Em 2013 em Indaiatuba foram notificados 18 casos de Sífilis Congênita; 46 casos de Sífilis em Gestantes e 120 casos de Sífilis em adultos. Em 2014 até o dia 2 de outubro, foram mais 22 casos de sífilis congênita, sendo 42 casos em gestantes e 141 casos em adultos.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno