CAPS infantil de Indaiatuba promove evento intersetorial

Profissionais buscam soluções para atendimento em rede
27/11/2014 17:40h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
CAPS infantil de Indaiatuba promove evento intersetorial

O CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), da Secretaria de Saúde, sediou na quarta-feira (26), um café intersetorial com representantes de vários serviços parceiros para fortalecer o trabalho de rede. O objetivo do encontro foi criar um espaço para integração entre os serviços que desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes no município. O CAPSi atende crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 a 11 meses e 29 dias que apresentam transtorno mental grave ou persistente que necessitam de acompanhamento de uma equipe multiprofissional.

O médico e secretário de Saúde, José Roberto Stefani, destacou que as práticas intersetoriais devem existir em todas as áreas da saúde. Citou que no caso de crianças com diagnóstico crônico a evolução é a longo prazo e as redes municipais devem sugerir ações e garantir o enfrentamento do problema.

A terapeuta ocupacional e responsável, Erika Tatiane Correa dos Santos, apresentou o funcionamento do serviço e o que o Centro de Atenção Psicossocial Infantil oferece consultas médicas psiquiátricas; consultas de enfermagem, medicação assistida; atendimentos individuais e em grupo de psicologia; atendimentos individuais e em grupo de terapia ocupacional; atendimentos individuais e em grupo de pedagogia; atendimentos individuais e em grupo para famílias desenvolvido pela assistente social; visitas domiciliares pela enfermagem e assistência social; atividades de oficina (pintura em madeira, tecido, modelagem em argila, pintura em tela, recorte e colagem, atividades de artes em geral); encaminhamentos para internação; matriciamento; discussão de caso com a rede sócio-assistencial do município.

O enfermeiro, Alexandro Marcos Menegócio, ressaltou aos presentes que é importante respeitar o saber e o poder do outro, a discussão deve ser em rede. “Os serviços não se comunicam entre si e o modelo proposto deve começar dentro do serviço. As redes internas devem ser interligadas e se o caso é complexo tem que haver a discussão e muitos profissionais tem dificuldade de escutar o outro”.

Alexandro fez uma retrospectiva de como era tratado o doente mental desde o século XV, e chegou até o contexto atual. “O Brasil, dentro dos princípios do SUS, é proposto o modelo aberto e ampliado. Ainda estamos caminhando, deve haver conexão e vínculo e a rede deve atender o paciente de forma integral”.

No final, Alexandro sugeriu a capacitação dos agentes envolvidos e que o deve ser processo contínuo e de circulação de informações para os serviços atendam o individuo e compartilhem o caso.

O Capsi está localizado Rua Padre Bento Pacheco, 1795, Vila Aurora, horário de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17hs. O Telefone: 3835-5020.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini