A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba Eco é destaque mais uma vez no balanço anual da Secretaria de Urbanismo

Mais trechos do Parque foram urbanizados e cidade ganhou novos espaços de lazer
03/12/2014 18:00h


Foto: Arquivo - SCS/PMI
Indaiatuba Eco é destaque mais uma vez no balanço anual da Secretaria de Urbanismo

Pelo segundo ano consecutivo a exposição Indaiatuba Eco é destaque no balanço anual da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. Quase 25 mil pessoas prestigiaram a segunda edição da exposição. O balanço traz ainda a conclusão do parque do Jardim Monte Verde e as urbanizações de mais dois trechos do Parque Ecológico, além da criação de novas áreas de lazer nos bairros e revitalizações de praças.



A exposição de meio ambiente Indaiatuba Eco este ano foi realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, nas futuras instalações do Parque da Criança, localizado no Parque Ecológico. O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, explicou que o objetivo de fazer o evento em dois dias foi para dar oportunidade para mais pessoas prestigiarem a exposição. “No ano passado tivemos um público de aproximadamente dez mil pessoas, mas muita gente não conseguiu visitar a exposição por ser apenas um dia. Por isso achamos viável abrir as instalações no sábado e também no domingo, assim mais pessoas puderam participar”, ressalta. “Tentamos fazer o melhor, sempre com o intuito de fazer o público repensar seu papel como agente defensor do meio ambiente”, acrescentou o secretário.



As novidades do Indaiatuba Eco 2014 foram as exposições externas dos artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zé Vasconcelos, com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata. Na mini fazenda, além dos animais de pequeno porte foi montada uma Casa do Caipira e uma pequena “roça” com diferentes fases das plantações de milho, arroz e feijão, e uma horta orgânica. O labirinto verde, que será uma das atrações permanentes do Parque da Criança, foi outra novidade que fez sucesso entre os pequenos visitantes da exposição.



Ainda na parte externa, a equipe do projeto Click Árvore doou 150 mudas e recebeu a solicitação para o plantio de mais 846 mudas.



Na área de Meio Ambiente, mesmo com o problema da estiagem prolongada, o município conseguiu fazer o plantio de cerca de 7 mil mudas. “Considerando o longo período de estiagem deste ano, enfrentado não apenas por Indaiatuba, mas também por todo o Estado, os números foram bons”, declara Selone. Só com o Projeto Click Árvore Indaiatuba, que completou um ano em setembro, foram plantadas 3.514 mudas nas calçadas de residências do município. O link do projeto está disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br para que a população possa fazer o cadastro e escolher a espécie de árvore que quer que seja plantada em suas calçadas. A equipe do Urbanismo faz os plantios gratuitamente e orientam sobre os cuidados necessários com a muda.



O secretário lembra que a Prefeitura continua o trabalho de recuperação de nascentes e APPs (Áreas de Preservação Permanente). Este ano foram plantadas mais de 1.500 árvores de espécies nativas em nascentes de Indaiatuba.



A Secretaria ainda mantém o projeto de Doação de Mudas, que funciona pelos telefones 3801-8830 e 0800 770 770 2. Em 2014 foram doadas 1.456 mudas de árvores de diversas espécies.



Uma novidade do Departamento de Meio Ambiente foi a implantação do Viveiro Municipal de Produção de Mudas nas dependências da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O viveiro, que já existia no local, foi todo remodelado e ampliado, e é administrado pelo Urbanismo. São cerca de 2.900 m² de área onde funciona um banco de sementes que é abastecido com sementes e matrizes coletadas da flora do município, e serão cultivadas mudas de mais de 150 espécies de árvores nativas.



Segundo explicou o secretário de Urbanismo, a produção do Viveiro Municipal foi iniciada em outubro para atender os projetos de reflorestamento de matas ciliares, que fazem parte do trabalho de recuperação de nascentes do município, e os demais projetos de plantio e doação de mudas desenvolvidos pela Secretaria.



O Meio Ambiente ainda emitiu 50 licenças ambientais, incluindo 12 renovações; fez a aferição de 32 carros de propaganda volante e realizou 8.500 atendimentos, entre outros serviços.







COLETA SELETIVA



Dentro do Projeto de Coleta Seletiva a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente fecha 2014 com 35 Ecopontos, que atendem várias regiões da cidade. Para a coleta seletiva o município também conta com cerca de 260 pontos de coleta e um PEV (Posto de Coleta Voluntária), que contribuíram para a coleta de 1,5 mil toneladas de materiais recicláveis em 2014.



O material coletado, exceto o óleo de cozinha usado, é enviado para o Centro de Triagem, que funciona no Aterro Sanitário, localizado na rodovia João Ceccon, e emprega 27 pessoas, sendo a maioria formada por ex-catadores de lixo e por pessoas oriundas do projeto Bolsa Família, do Governo Federal. Este ano foram repassados ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba cerca de R$ 265 mil, que se refere à renda obtida com a venda do material reciclado.



O trabalho de reciclagem no município compreende, ainda, a produção de biocombustível a partir do óleo de fritura usado. Em 2014 a nova Usina de Biodiesel produziu mais de 12 mil litros de biocombustível, que continua abastecendo a frota de caminhões e máquinas da Prefeitura e do Saae. Os resíduos também foram comercializados e repassados R$ 14.723,45 ao Funssol.



O programa desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente para a coleta dos pneus que são descartados pelas borracharias da cidade, recolheu mais de 190 toneladas de material em 2014. O reaproveitamento dos pneus é feito por meio de um convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que recebe todo o material coletado na cidade.







URBANIZAÇÕES



A conclusão da urbanização do parque do Jardim Monte Verde é outro destaque no balanço de 2014 da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente. Com cerca de 77 mil m², a área de lazer recebeu uma das cinco academias da Terceira Idade que foram instaladas na cidade este ano, três playgrounds, pista de caminhada, ciclovia, estacionamento e paisagismo, além de uma quadra de tênis e um lago. A mata nativa onde existe uma nascente foi cercada e ganhou uma pista de caminhada no entorno.



O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, informou que a primeira etapa da urbanização ficou pronta ainda em 2013, quando a ponta inicial do espaço de lazer do bairro ganhou estacionamento que também atende os freqüentadores do Parque Temático. São 50 vagas posicionadas no início da área verde, de frente para a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Logo acima desse estacionamento foi aberto o prolongamento da rua Onório Novachi, na interligação com a rua Joaquim Emigdio de Campos Bicudo. “Essa parte da urbanização foi a primeira a ser concluída, incluindo o paisagismo e as calçadas do entorno”, lembra o secretário.



Em uma segunda etapa de obras, em abril deste ano foi concluída a urbanização até a mata nativa que fica na parte mais alta do parque, e, em outubro, foram concluídas as calçadas e a pista de caminhada no entorno da mata. O espaço ganhou uma nova área de estacionamento, que fica na parte alta, com mais 34 vagas para carros, além do estacionamento de motos. “A inauguração do parque está prevista para dezembro e será marcada por um grande plantio de árvores no local”, reforça Selone.



Mais dois trechos do Parque Ecológico ficaram prontos em 2014. O mais recente trata-se da urbanização entre as ruas Ângelo Ratti (Rua 60) e José Bega (63), no Jardim Morada do Sol. A nova praça na Marginal Esquerda do Parque, sentido bairro-centro, ganhou campo de futebol cercado, uma Academia ao Ar Livre e um playground, além de calçadas, pista de caminhada, ciclovia e paisagismo. Os trabalhos foram concluídos em outubro.



A urbanização entre as ruas Antônio Angelino Rossi (Rua 80) e Custódio Cândido Carneiro (Rua 58) foi concluída em maio. Selone explicou que o trecho que já era atendido pelas luminárias do modelo de quatro pontos, recebeu calçadas novas, pista de caminhada e ciclovia, além do plantio de grama e do paisagismo.



Os moradores do Conjunto Habitacional Veredas da Conquista, localizado no bairro Mato Dentro, passaram a contar com uma área de lazer este ano. Em abril a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente entregou o espaço todo urbanizado com Academia da Terceira Idade, playground, campo de futebol de areia cercado, calçadas, paisagismo e iluminação completa.



Além dos espaços novos, em 2014 foram feitas a reforma e revitalização de três praças da cidade: a praça Scyllas Leite Sampaio, localizada ao lado do Cemitério da Candelária, na Vila Todos os Santos; a praça Andrea Maria Bonachela, localizada na Vila Costa e Silva, e a praça Interact, localizada na avenida Tamandaré.



A primeira ganhou uma Academia ao Ar Livre, todo o calçamento foi refeito, os canteiros remodelados, o espaço recebeu um reforço na iluminação, no campinho foi colocada areia nova, assim como no playground, que foi reformado. A revitalização ainda incluiu o paisagismo da praça.



Já a revitalização da praça Bonachela contou com a reforma dos banheiros, de todo o calçamento, da iluminação e também a manutenção e troca de alguns equipamentos da Academia da Terceira Idade instalada no local no início de 2011. O paisagismo foi refeito com a poda das árvores e a renovação dos canteiros e do gramado.



Na Praça Interact todo o calçamento foi refeito, respeitando as normas de acessibilidade, e a equipe do Urbanismo também refez os canteiros, a poda das árvores e ainda reforçou a iluminação do espaço de lazer.



Entre as novidades deste ano nas áreas já urbanizadas, o secretário lembra também da demarcação com a metragem de parte do percurso da pista de caminhada do Parque Ecológico. Inicialmente, a demarcação foi feita em três trechos do Parque, sendo o primeiro do estacionamento até o semáforo do colégio Objetivo na cor azul; o segundo, do Colégio até o semáforo da Pista de Skate na cor verde; e, o terceiro trecho, vai da Pista de Skate até a alça de acesso à Prefeitura, identificado pela cor amarela. Quem quiser fazer o percurso total do Parque Ecológico será guiado pela cor vermelha. No início e no meio de cada um desses trechos foi instalado um painel com o mapa e as cores do percurso que, até a Prefeitura, tem 5.500 metros lineares. O trecho azul conta com 2.200 metros, o verde tem 1.800 metros e, o amarelo, mais 1.600 metros lineares. Os trabalhos foram concluídos em julho.



Ainda no Parque Ecológico, os praticantes de aeromodelismo ganharam uma pista para aviões elétricos. A pista que foi concluída em novembro tem sete metros de largura e 60 metros de comprimento. No entorno foi aberto um estacionamento de veículos.



Para completar, em outubro foi concluída a obra de reforma e ampliação do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses, que é administrado pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. O prédio ficou com duas salas cirúrgicas para castração de cães e gatos, uma nova sala para pós-operatório e uma sala para esterilização. O canil também foi reformado e o prédio passou por uma manutenção geral. Em 2014 o Centro recolheu 527 animais e doou outros 504 e realizou 2.380 castrações, sendo 758 gatas, 539 gatos, 774 cadelas e 309 cães.







EM ANDAMENTO



Os trabalhos não param e logo nos primeiros meses de 2015 a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente deve entregar nossos espaços para o lazer da população. A urbanização do final do Parque Ecológico, na área localizada ao lado do Floresta Parque e em frente ao Jardim Paulista, é umas dessas obras. Em maio foi iniciada a preparação da área que já está com a terraplenagem pronta. Com o final das obras na Marginal Esquerda do Parque Ecológico, entre as ruas 60 e 63, a Secretaria se prepara para retomar os trabalhos para concluir o paisagismo, instalação de pista de caminhada, ciclovia e iluminação, instalação de Academia da Terceira Idade, campo de futebol de areia e playground. Também está em estudo a montagem de uma pista de skate no local.



Na Vila Aurora, o Urbanismo trabalha na construção dos campos de futebol e rugby, na rua Domingos Genaro Neto. Os trabalhos estão em fase final, faltando apenas o plantio de grama nos campos, o que deve ser feito em dezembro, com o final do período de estiagem. O local foi todo cercado e já estão prontos dois vestiários.



O primeiro trecho do Parque está em processo de revitalização. Os trabalhos foram iniciados no final de setembro e devem ser concluídos ainda este ano, com a reforma dos banheiros e a construção de um espaço de alvenaria para o comércio local. A obra ainda inclui a pintura da Concha Acústica e a remodelação do playground.



Até o final do ano deve ser iniciada a segunda etapa de obras do Parque da Criança. A área localizada no Parque Ecológico, ao lado da Raia de Remo tem aproximadamente 15 mil m², onde serão instaladas atrações diferenciadas para toda a família, playground e espaços para piquenique com banheiros. O Parque deve ser entregue em 2015.



Para o próximo ano a Secretaria pretende entregar uma nova área de lazer no Jardim Califórnia, onde funcionava o antigo Campo do Galo. O projeto está em fase final de elaboração e o local já está cercado para a construção de calçadas.



Nos projetos da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente também estão a urbanização de áreas de lazer no Jardim dos Colibris e no Colinas I, além da construção de um viveiro de aves para visitação pública no Bosque do Saber.



Selone conclui o balanço lembrando que a rotina da Secretaria ainda incluiu a manutenção e limpeza de ruas e de todas as praças e áreas de lazer do município e a coleta de lixo domiciliar. “Este ano colocamos uma equipe exclusiva para atender o Parque Ecológico, que está praticamente todo urbanizado, e temos equipes divididas por toda a cidade com o intuito de manter nossas áreas de lazer sempre prontas para atender à população”, finaliza.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1685

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba