Conselho de Desenvolvimento da RMC planeja ações de saúde para próximo ano

Reunião foi realizada terça-feira (16), no município de Jaguariúna
19/12/2014 16:00h

Conselho de Desenvolvimento da RMC planeja ações de saúde para próximo ano

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) realizou a última reunião de 2014 na terça-feira (16), com o planejamento de ações integradas para uma melhor gestão da Saúde na região. O encontro aconteceu no município de Jaguariúna.

Durante a reunião foram aprovadas adequações apontadas pela Câmara Temática de Saúde no projeto inicial de implantação do Cartão Metropolitano do Sistema Nacional de Saúde, popularmente conhecido como Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). O novo texto será encaminhado para análise e deliberação do Ministério da Saúde, para que a RMC se torne apta a receber os recursos de implantação do Sistema.

A Agemcamp investiu cerca de R$ 3 milhões no projeto metropolitano de Informatização de Unidades Básicas de Saúde. Os municípios utilizaram a verba para aquisição de equipamentos de informática. Além do investimento do Ministério da Saúde a da contrapartida da Agemcamp, parte do recurso financeiro transferido do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a região será destinado a este projeto.

O Conselho também definiu a data do dia 30 de janeiro para que os prefeitos entreguem os documentos referentes ao termo de permissão de uso da área concedida pelas administrações municipais para obras de construção e reforma de Unidades de Saúde, financiadas pelo BID e também assinatura do convênio entre município e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, referente ao Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde. Após a assinatura os municípios estarão aptos a receber as obras.

A Dengue foi outro assunto discutido na reunião de terça-feira. Os conselheiros discutiram medidas a serem adotadas para combater a possibilidade de nova epidemia de dengue na região e também para combater a disseminação de casos de febre chicungunha, que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno