Exposição Memórias e Práticas Culturais: Saberes e Fazeres de Antonia Santos Souza Silva

12/01/2015 14:53h

Com o objetivo de refletir sobre a importância das práticas culturais e o papel do negro na constituição da sociedade brasileira, a Fundação Pró-Memória montou uma exposição sobre plantas medicinais, em parceria com a Secretaria da Educação. A exposição está focada no depoimento oral da Sra Antônia Santos Souza Silva, moradora do Bairro Cecap e no trabalho realizado com as escolas municipais de Indaiatuba ao longo do ano de 2014 pela orientadora pedagógica, Joseni da Silva Cunha.

Na sala além do depoimento oral da Sra. Antonia Santos Souza Silva estão expostas algumas mudas de plantas utilizadas para fins medicinais (hortelã, babosa, arruda, entre outras), juntamente com uma decoração que foi fornecida pela Secretaria da Educação, com auxílio para a montagem de Valdiléia Viana. A exposição ficará aberta a visitação até o final do mês de janeiro.

ATIVIDADE ESCOLAR

Ao longo de 2014, as escolas municipais de Indaiatuba desenvolveram um trabalho de conscientização e ressignificação da história do povo africano, conforme dispõe a Lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. A Lei prevê ainda, inserir no calendário escolar o dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra".
  • Redator(es): Gil Nunes