Desfile de Carnaval terá meio ambiente e proteção aos animais como tema deste ano

Escolas de samba desfilam domingo; segunda terá marchinhas e show de axé
29/01/2015 15:34h

Foto: Arquivo - SCS/PMI

As duas escolas de samba que participarão do Desfile de Carnaval de Indaiatuba trarão no enredo deste ano os temas voltados ao meio ambiente e proteção dos animais. O Desfile será realizado domingo, dia 15 de fevereiro, a partir das 20h30, na Marginal Esquerda do Parque Ecológico, em frente ao Barco da Raia de Remo. O Carnaval das Marchinhas na praça Prudente de Moraes e o show de axé, na Raia de Remo, também fazem parte da programação do Carnaval de Indaiatuba. Os dois eventos serão realizados no dia 16, a partir das 19h. Todas as atrações serão gratuitas.

A campeã do ano passado, a Acadêmicos do Sereno, entrará na avenida com cerca de 400 integrantes divididos em oito alas e a bateria, sob o som do samba enredo “Preservar e proteger é a lição que o Sereno traz para você. O carro abre alas representará a Mãe Natureza, com elementos da flora brasileira. “Nossas baianas também estarão caracterizadas de mãe natureza”, explica o carnavalesco da escola Eder Farias.

Durante o desfile da Sereno também serão apresentados ao público a ala da Riqueza Fauna e Flora, ala da Consciência com o carro Criador do Universo, ala da Declaração dos Direitos do Animais, e muitas outras surpresas.

Os ensaios da Acadêmicos do Sereno acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h, sendo que de quarta a sexta, também são promovidas rodas de pagode, e na sexta, aulas de Zumba.

Já a Imperador de Santa Cruz levará cerca de 300 pessoas para o desfile deste ano, distribuídas em nove alas, incluindo bateria e a tradicional ala das baianas. Com o samba enredo “Imperador é preservação, flora e fauna”, samba de autoria de Reinaldo Freitas, a vice-presidente da escola Marcia Aparecida Luca dos Santos conta que a ecologia será abordada em diversas formas durante o desfile. “Falaremos de preservação dos animais abordando o uso da pele, das plumas como acessórios de luxo, do perigo do desmatamento que acaba não apenas com a flora, mas também com a fauna. Também mostrarão o problema da água, que é um tema bem atual, e a importância da reciclagem”, resume.

Os ensaios da Imperador acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h, no barracão da escola, localizado na rua Rosa Casagrande Schachetti, 150, no bairro Santa Cruz. Na noite de sexta-feira (30) será o lançamento do CD com o samba enredo e a apresentação do segundo casal de mestre sala e porta-bandeira.

O bloco Pastoral da Juventude mais uma vez abordará a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, cujo tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”. O tema busca recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

A coordenação e estrutura do evento está sob a responsabilidade das secretarias de Urbanismo e do Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Departamento de Turismo, e de Esportes.

Segundo o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, será montada a mesma estrutura do ano passado com arquibancadas, sistema de som, iluminação e praça de alimentação, que ficará sob a responsabilidade das escolas participantes. Como nos anos anteriores, não será permitido o comércio ambulante no entorno.

Selone informou, ainda, que a população novamente ajudará a escolher a escola vencedora por meio de enquete no site da Prefeitura. Como foi feito em 2013 e 2014, assim que encerrarem as apresentações entrará no ar uma enquete no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br - por meio do qual a população poderá votar na escola que achar que apresentou melhor desempenho na avenida.

A votação estará aberta até as 12h da Quarta-feira de Cinzas e o resultado será conhecido no mesmo dia. A primeira colocada levará o prêmio de R$ 35 mil; o segundo, R$ 25 mil; e o bloco R$ 8 mil.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno