Secretário de Saúde prestigia evento no Cras Tombadouro

Palestra abordou sexo seguro, álcool e drogas
12/02/2015 15:20h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Secretário de Saúde prestigia evento no Cras Tombadouro

O médico e secretário de Saúde, José Roberto Stefani, prestigiou na última quarta-feira (11), o Carnaitaici promovido pelas equipes dos pólos de PSF (Programa Saúde da Família) de Itaici e Jardim Brasil no Cras II do bairro Tombadouro. O evento contou com palestra sobre a prevenção de DST/Aids, apresentação de peça teatral encenada pelos por agentes comunitários de saúde para alertar a população sobre sexo, álcool/drogas; apresentação de zumba e foi servido um lanche para os participantes no final. Participaram moradores da Comunidade Caminho da Luz e região, profissionais das secretarias da Saúde e da Família e do Bem Estar Social.

Stefani falou aos presentes sobre a importância da prevenção de DST/Aids. Destacou a iniciativa abordar o tema com as comunidades de Itaici e Brasil com assuntos sérios.

Ele falou aos moradores que Indaiatuba tem o Viver, que é um Programa de Prevenção e Combate às Drogas lançado pelo Prefeito Reinaldo Nogueira. Destacou que projeto Viver busca a prevenção e somando esforços com toda a sociedade. “O Programa busca trabalhar com pessoas que estão em risco e que ainda não entraram em contato com as drogas, principalmente crianças e jovens Temos que envolvê-los com as entidades religiosas, projetos educativos, esportivos e trabalhar principalmente a família e assegurar que os valores e vínculos sejam garantidos”.

A palestra de Saúde foi feita pela enfermeira Mariana Viana que falou aos presentes sobre a importância da prevenção. “Em relação sexual desprotegida, mulheres e homens podem ser contaminados com várias doenças graves e também aquelas que não tem cura como Hepatite C e o vírus HIV; e a mulher também pode engravidar. O período de carnaval, tem muitas pessoas usando álcool, drogas e esquecem de fazer o uso do preservativo. Não queremos cuidar da vida de ninguém, mas sim orientar e ajudar aquelas pessoas que querem aprender, queremos a mudança de hábito”.

Os agentes comunitários apresentaram a peça teatral “Fada do Pênis”, que alertou os presentes sobre os perigos de uma relação sexual desprotegida e também deu dicas importantes de saúde. O psicólogo da equipe do PSF Jardim Brasil, Renato Luís Zini, fez uma ação com os moradores e apresentação do uso correto do preservativo e fez sorteio de duas camisetas.

O evento teve o apoio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Ambulatório de MI (Moléstias Infectocontagiosas). A aula de zumba, foi feita pela rainha de bateria carnaval da Sereno Vanessa Alves. Também teve o apoio da Guarda Civil.

Participaram da peça: Valeria Pansonato, Jenifer Kiara Telles Wolf, Gislene Aparecida Correia Brandalhione, Cleuza Honório de Oliveira, Vitor França, Hebert Garagnani, Maria Roseli Lima Porfirio, Daiana Moreira Silva e o psicólogo Renato Luiz Zini.

A enfermeira e coordenadora do PSF do Jardim Brasil Dileici Camargo fez um convite a todos que compareçam ao Carnabrasil que será realizada no CRAS V do Jardim Brasil no dia 13 de fevereiro, DST/Aids às 13h30.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini