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Secretaria de Educação reúne educadores para apresentar novidades

Encontro abordou os principais temas para o desenvolvimento do trabalho anual
25/02/2015 14:13h


Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Secretaria de Educação reúne educadores para apresentar novidades

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, agrupou na quinta e sexta-feira (19 e 20) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba) cerca de 1.200 educadores da Rede Municipal de Educação para uma reunião visando apresentar os principais assuntos para o desenvolvimento do trabalho educacional durante o ano letivo de 2015.



A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, falou com os funcionários da Rede Municipal. “É muito importante nos reunirmos e buscar novos caminhos para a Educação de Indaiatuba. Para essa reunião selecionamos alguns assuntos e queremos mostrar os setores da Educação que apoiam as ações que acontecem dentro da escola. Uma das pautas mais importantes para esse encontro é o Plano de Carreira do Magistério, estamos propondo a Promoção para os professores e vamos mostrar aos educadores dedicados com o trabalho há possibilidade de ter um aumento salarial e a incorporação na aposentadoria”, disse Rita e continuou. “Queremos gratificar o professor que está na sala de aula de corpo e alma”.



Em seguida o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, falou sobre o projeto Educa Água. “Quero agradecer a Rita pelo espaço na reunião, referente ao abastecimento de água, o ano passado foi o mais difícil desde 1988, tivemos dificuldades como em toda região Sudeste, mas se compararmos a nossa situação com cidades vizinhas como Itu, conseguimos passar pela dificuldade e fizemos um rodízio de apenas 12 dias. O que ajudou neste processo foi o trabalho de conscientização feito dentro das escolas com o projeto Educa Água, agradeço a cada professor que trabalhou essas questões, pois se todos tivessem essa educação teríamos uma cultura melhor em relação à economia de água”, salientou Gaspar.



TECNOLOGIA EDUCACIONAL



O primeiro assunto foi referente ao Setor de Tecnologia Educacional. Foram apresentadas as novidades tecnológicas para 2015 e uma das principais inovações são as atividades prontas para trabalhar na Lousa Digital. O material disponível nos notebooks dos professores são: atividades da lousa digital para Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental; manuais pedagógicos dos recursos tecnológicos; material didático em PDF (todos os anos) e atalho para o Portal da Educação na área de trabalho.



O Setor de Tecnologia também abordou os cursos e capacitações aos professores como: aplicação pedagógica no uso da tecnologia da informação e comunicação; o desenvolvimento de habilidades e competências na utilização de ferramentas tecnológicas, que promovam a aprendizagem dos alunos de forma colaborativa, criativa e motivadora; a preparação dos professores na utilização de ferramentas para futuros cursos em ambiente virtual de aprendizagem e o atendimento a inclusão de estudos na Jornada de um terço.



FORMAÇÃO CONTINUADA



Também foi exposto o NFCI (Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba) criado este ano para ser responsável por toda a formação continuada e capacitações dos funcionários lotados na Educação. O departamento visa planejar e executar todas os cursos aplicados; anteriormente essas capacitações eram pensadas e elaboradas pela Orientação Pedagógica. Durante a reunião os professores tiveram o conhecimento de todas os cursos para 2015 que abrangem desde a Creche até o Ensino Fundamental. Também haverá capacitações para a Educação Especial, Educação Física e oficina Pedagógica “De professor para Professores”.



SUPERVISÃO



A Supervisão explanou sobre a importância de construir um bom planejamento, visando resultados de uma boa aula para manter a qualidade de ensino que Indaiatuba já alcançou. Foram apresentadas todas as supervisoras e suas escolas supervisionadas.



AVALIAÇÃO



O setor de Avaliação apresentou o Idemi (Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal de Indaiatuba) que foi lançado em 2015 baseado nos cálculos do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sendo que as metas são estabelecidas para a Unidade Escolar e não mais para as salas individualmente. Esse indicador de qualidade educacional combina informações de desempenho apresentados pela Amda com informações sobre rendimento escolar (taxa de aprovação do Ensino Fundamental e taxa de fluxo da Educação Infantil). A fórmula geral do Idemi é dada por: Idemi = N x P, sendo que ‘N’ é a média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador entre 0 e 10 e ‘P’ é o indicador de rendimento baseado na taxa de aprovação da etapa de ensino. Para a Educação Infantil foi considerado o fluxo (taxa de evasão).



O estudo da projeção de metas foi realizado com base nos cálculos observados entre os anos de 2010 e 2013 das escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A partir do Idemi observado, foi possível calcular a média de variação para encontrar o percentual de avanço da Rede Municipal de Ensino. Para projetar as metas de todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino para os próximos três anos, foi utilizado o percentual de avanço da Rede, tendo como ponto de partida o ano de 2013. Por exemplo: Idemi observado em 2013 para a Rede Municipal 6,2; Idemi Projeto para 2015 – 6.5; Idemi Projetado para 2016 – 6,8. As escolas que começaram a funcionar a partir de 2014 terão como ponto de partida o Idemi da Rede de 2013.



ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA



A Orientação Pedagógica apresentou a equipe de orientadoras e suas respectivas Unidades Escolares de trabalho. O setor atua em 63 unidades com suas diferentes especificidades: creches; pré-escola; fundamental, regular, especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e período integral.



As principais tarefas da Orientação Pedagógica são: acompanhar a execução do Currículo da Rede em todas as Unidades, subsidiando o trabalho pedagógico das escolas; subsidiar em especial o trabalho com os materiais didáticos utilizados; acompanhar os alunos que demandam encaminhamentos multidisciplinares para outros órgãos; subsidiar a evolução dos resultados de aprendizagem de todas as escolas, em especial dando mais atenção para aquelas que necessitam de apoio (referência índices de aprendizagem); propor e acompanhar projetos e formações para Professores, monitores/ ADEs e Professores Coordenadores, baseados em temáticas relevantes diagnosticadas pelo índices do desenvolvimento escolar; orientar as ações dos Coordenadores com ações sistemáticas de apoio aos professores, alunos e famílias e definir junto à Secretaria de Educação diretrizes educacionais que primem pela qualidade de ensino.



Também foram exibidas as ações previstas para 2015, como: revisão e alinhamento das metas de aprendizagem de todas as etapas, termos e anos dos diferentes níveis de ensino, bimestre a bimestre; simplificação de alguns projetos atendendo à solicitação dos professores; solicitação e acompanhamento direto à implantação do material didático Ciranda para 3 anos; revisão do material didático do 1º ano do Ensino Fundamental; solicitação de revisão e publicação do Currículo da Rede Municipal de Ensino englobando todos os seus níveis de ensino; trabalho conjunto com o NFCI no elenco e proposição de cursos aos professores, professores coordenadores, monitores e ADEs e acompanhamento presencial às Unidades Escolares.
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 184

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