Alunos da Rede Municipal recebem uniformes da parceria entre Saae e Prefeitura

19/03/2015 17:30h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI
Alunos da Rede Municipal recebem uniformes da parceria entre Saae e Prefeitura

Os alunos de 25 Unidades Escolares da Rede Municipal estão recebendo os uniformes em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). As camisetas são referentes ao Programa Educa Água, que é realizado entre a autarquia indaiatubana e a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, através do Programa REÁGUA com apoio da Secretaria de Educação de Indaiatuba. São 16 mil camisetas doadas sendo duas para os alunos do 1º ano e uma para os alunos do 2º ao 5º ano, sendo que esses já receberam o ano passado mais duas unidades.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB); a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti e o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, junto com alguns vereadores da Câmara de Indaiatuba estão realizando as cerimônias de entrega dos uniformes, reunindo a família dos alunos e a comunidade onde a escola está inserida.

A secretária da pasta comenta. “Parabenizo aos pais pelo acompanhamento das ações da escola, sempre que vocês participam ficamos muito felizes, pois com essa parceria enfrentamos os desafios. Parabéns aos professores e funcionários pelo trabalho com nossos alunos. Parabenizo a administração do Reinaldo Nogueira e agradecemos a atenção que temos com a Educação. Agradeço a participação dos vereadores em nossos eventos, eles sempre acompanham nossas atividades. Estamos entregando pelo segundo ano o uniforme em parceria com o Saae, esse uniforme é resultado do projeto Educa Água e agora o uso dele é obrigatório, pois assim traz mais segurança e organização para as Escolas. Na camiseta temos o emblema do Programa Viver que é para sempre lembrar da importância de conversar com seus filhos sobre p risco do uso de drogas e trabalhar a prevenção, também temos o Educa Água, pois não é só na crise que devemos economizar água, temos que economizar sempre e mudar nossas ações no dia a dia para que isso aconteça”, disse Rita.

O superintendente do Saae ressaltou o trabalho de conscientização ao uso da água dentro das escolas. “Vemos a diferença da educação de Indaiatuba. As nossas crianças são muito bem cuidadas e isso nos dá orgulho. Trabalhamos dentro das escolas o projeto Educa Água e graças à colaboração dos alunos e das famílias conseguimos reduzir o consumo da cidade e mais de 20% e isso nos ajudou a enfrentar a crise hídrica. O trabalho de conscientização ajudou as escolas reduzirem o consumo e teve unidade que economizou até 40% de água e isso é muito importante: ensinar nossas crianças a poupar os recursos naturais para um futuro melhor”, refletiu Gaspar.

O prefeito Reinaldo Nogueira falou com os familiares e comunidade presentes. “Hoje é uma oportunidade de ficar junto com a população. Temos um orgulho muito grande da nossa educação e fiquei feliz em ver que muitas escolas aumentaram o índice do Ideb e sabemos que esse resultado é vinculado a participação dos pais. Somos a única cidade que planejamos ter uma barragem visando o crescimento da cidade para os próximos 30 anos e estamos terminando um estudo para Indaiatuba em 2025, sempre pensamos no futuro para trazer qualidade de vida a toda população. Quero parabenizar a parceria entre a Educação e o Saae com essa entrega de uniformes que beneficia nossos alunos, aqui da Rede Municipal fornecemos tudo, desde material escolar a livros didáticos e também o uniforme”, relata Nogueira.

Na primeira fase do Educa Água o objetivo foi a redução do consumo nas Escolas de Educação Básica do município, através da mudança de hábitos dos alunos e funcionários e da troca e conserto dos equipamentos hidráulicos nas escolas. A segunda etapa, que começou em fevereiro, é a medição. Tendo que comprovar a redução de no mínimo 25% e manter por seis meses. Essa medição é feita pela leitura do consumo, através do hidrômetro mensalmente.

As ações visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais, reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado, além da diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e esgoto.

As Escolas Municipais em parceria com o Saae já realizaram atividades de educação ambiental em 2014 com todos os alunos, professores, merendeiras e demais funcionários das escolas, através da apresentação de peça teatral, palestras e distribuição de cartilha. De acordo com a autarquia com as ações, algumas escolas já chegaram a ter uma redução de até 40% no consumo.

CRONOGRAMA DE ENTREGA DE CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS UNIFORMES

20/03/2015

15h – EMEB Prof. Wladimir Olivier

16h30min – EMEB Profª Yolanda Steffen