Prédio da Vargas será reformado para ampliar Centro de Especialidades Odontológicas

Cerest será transferido para o Jardim Morada do Sol
23/03/2015 11:20h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

A sede do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) localizado na avenida Presidente Vargas será reformado para a ampliação dos serviços. A obra deve ser iniciada em abril, quando será feita a mudança do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) para o prédio localizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, ao lado do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental). Atualmente o Cerest divide o endereço com o CEO.

Conforme projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, que fiscalizará a execução dos serviços, o espaço passará por reforma geral que resultará em novas salas para atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas. O serviço odontológico, que hoje atende com sete cadeiras, ganhará mais três e passará a oferecer mais especialidades. O laboratório de Próteses Dentárias que funciona no Almoxarifado da Saúde, no Distrito Industrial, também será transferido para o endereço da Vargas, que ainda terá uma recepção mais ampla, os consultórios informatizados e uma sala onde serão ministradas palestras aos pacientes.

O CEO é uma unidade referência voltada a procedimentos de média e alta complexidade em pacientes encaminhados pelos profissionais da Rede de Atenção Básica. De acordo com o diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde, Custódio Tavares Dias Neto, em 2014 a unidade realizou cerca de 15 mil procedimentos entre serviços de periodontia, endodontia, cirurgia, prótese dentária e diagnóstico de lesão da boca. “Com a ampliação do espaço e dos serviços oferecidos, pretendemos realizar mais 4.600 procedimentos ao ano, o que representa um aumento de quase trinta por cento nos atendimentos”, informa Custódio.

O Centro também conta com dois consultórios de Atenção Básica que realizaram outros 30 mil procedimentos. Em toda a rede foram 230 mil procedimentos odontológicos em 2014.

Outra vantagem da ampliação de cadeiras para o município é que o CEO, que hoje é classificado pelo Ministério da Saúde como “tipo 2”, terá a nova classificação “tipo 3”, o que resultará em um aumento dos recursos que o município recebe do Governo Federal para custeio do serviço.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno