Esporte é agente transformador na formação do cidadão

Professora de projeto da Prefeitura conta como prática mudou sua vida
01/04/2015 15:31h

Foto: Jean Antunes
Esporte é agente transformador na formação do cidadão

Criado pela Prefeitura Municipal, o Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional que hoje conta com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e participação das empresas Toyota e John Deere com um objetivo principal: levar a crianças de 6 a 17 anos todos os benefícios da prática esportiva, incluindo não só desenvolvimento físico e saúde, mas também a disseminação de valores como disciplina, dedicação, trabalho em equipe e perseverança, colaborando para a formação dos futuros cidadãos. Além da evolução dos mais de oito mil alunos atendidos, os resultados concretos da aplicação eficiente destes conceitos podem ser encontrados nas histórias de vida dos cerca de 50 professores que hoje se dedicam ao programa. É o caso da professora de handebol Kátia Regina Dalara Cardoso, que afirma sem sombra de dúvida que o esporte mudou completamente sua vida, abrindo oportunidades que possibilitaram a ela cursar uma faculdade, viajar pelo Brasil e exercer a profissão que tanto ama.

Kátia nasceu em uma família simples e cresceu no bairro Tancredo Neves, em Indaiatuba. Ela se lembra que, em 1996, quando tinha 11 anos de idade, passava a tarde toda nas ruas. Até que, durante um campeonato promovido pela escola em que estudava, os técnicos do projeto de esporte educacional da cidade naquela época a viram jogar handebol e a convidaram para participar do projeto. Desde então, nunca mais se afastou do esporte. No início, disputava campeonatos representando o município. Depois, passou por equipes de Campinas e Jundiaí e, em 2003, foi para São Caetano do Sul, onde jogou pelo São Caetano Handebol Clube. Foi nessa época que entrou na universidade para cursar Educação Física, na Faculdade Uninove, em São Paulo. “Se não fosse o handebol eu não teria condições financeiras para pagar a faculdade. Foi o salário que eu recebia como atleta que me proporcionou isso. Sem falar em outras coisas, como viajar de avião e conhecer várias regiões do Brasil”, conta a professora.

A professora retornou a Indaiatuba há sete anos, onde ainda integrou a equipe de handebol da cidade por mais dois anos. Em 2013, foi contratada para trabalhar como professora no Esporte Cidadão. Atualmente, dá aulas na Academia Municipal, exatamente onde começou a sua história no esporte. “Foi o esporte que me tirou da rua”, diz Kátia. “Eu conto aos meus alunos que, se não tivesse entrado para este mundo, provavelmente teria me perdido. Eu acredito muito no esporte como ferramenta de transformação do ser humano. É por isso que eu acredito no Esporte Cidadão. Aqui as crianças têm a oportunidade de conhecer e praticar esportes, de aprender a ter disciplina, a respeitar o outro, a ser pontual. Nós trabalhamos diversos temas transversais nas aulas que contribuem para a formação do cidadão”, conclui.

O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba, com apoio de parceria público-privada coordenada pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e integrada pelas empresas Toyota do Brasil e John Deere do Brasil. Atende gratuitamente mais de 8.300 alunos de 6 a 17 anos em 23 modalidades e 19 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.

Legenda: a professora Kátia, de camiseta azul à esquerda, com os alunos de handebol do Esporte Cidadão
  • Redator(es): Adriana Panzini