Palestra Como Lidar com Pessoas Difíceis recebe cerca de 200 participantes

04/05/2015 16:13h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Palestra Como Lidar com Pessoas Difíceis recebe cerca de 200 participantes

A palestra com tema “Como Lidar com Pessoas Difíceis” com o palestrante e médico Alberto Silva promovida pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o CMS (Conselho Municipal de Saúde) no dia 28 de abril, reuniu cerca de 200 participantes. A palestra aconteceu na sede do Ciesp, no Distrito Industrial e teve apoio Cerest, da Prefeitura de Indaiatuba, Conselho Municipal de Saúde e Previdência Social. Participaram do evento, o secretário da Saúde, José Roberto Stefani; o presidente do CMS, Luiz Medeiros; membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e o conselheiro Estadual de Saúde e Coordenador Adjunto da CIST Estadual, Lázaro César da Silva.

Stefani falou sobre os investimentos da saúde e também da preocupação do município com a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Destacou que o prefeito Reinaldo Nogueira está sempre preocupado com a área da saúde como um todo, mas sempre focado na prevenção. “Nosso objetivo é implementar e fomentar políticas para prevenir as doenças que atingem nossos trabalhadores. Lembrando que o Dia Mundial para Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado nesta terça (28), data criada para lembrar os milhares de trabalhadores que se acidentam todos os anos em seus locais de trabalho”

Lázaro destacou que a Política Nacional de Saúde do Trabalhadores da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Lázaro informou que a Lei que garante o direito de todo trabalhador e trabalhadora é a Constituição Brasileira que a Saúde é Direto do Cidadão e dever do Estado. “O dia 28 de abril, é Dia Mundial que lembra as vítimas de acidentes de trabalhos. Certos tipos de trabalhos acabam provocando problemas à saúde do trabalhador, e as CISTs são importantes para motivar ações, fomentar políticas públicas e fiscalizar”.

Também presente no evento Luiz Medeiros também fez uso da palavra.

O palestrante e médico Alberto Silva usando fatos do cotidiano descreveu 15 formas de lidar com pessoas difíceis e muitas vez o público presente se reconhecia nos exemplos. Falou de perdão, esperar a raiva passar, não responder, empátia, aprender lições, prática de esportes entre outros conselhos. A palestra durou cerca de duas horas.

O médico trabalha em Itu. Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, em 1980. Especialização em Pneumonia e Cirurgia Torácica. É coordenador do Programas de Controle da Tuberculose e de prevenção ao Tabagismo, ambos na cidade de Itu. Pós-Graduado em Medicina do Trabalho em Gerenciamento Empresarial na área da saúde. Experiências de administração em Saúde no sistema cooperativo Unimed. Já proferiu palestras em várias empresas.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini