Pré-conferência de Saúde reúne 40 pessoas na Faculdade Max Planck no dia 9

12/05/2015 11:26h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Pré-conferência de Saúde reúne 40 pessoas na Faculdade Max Planck no dia 9

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveu no sábado (9), das 8h30 às 10h, na Faculdade Max Planck, a 1ª Pré-Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu 40 participantes entre representantes de usuários, profissionais de saúde e de gestão. O objetivo do encontro foi ouvir à população para a formulação de melhorias do sistema de saúde pública e a preparação da 6ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada de 25 a 27 de Junho, na Faculdade Max Planck. O tema é “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

O membro da equipe de gestão da Secretaria de Saúde, Eric Garcia, representou o secretário de Saúde, José Roberto Stefani, que estava em outro compromisso. Eric destacou a importância do debate para formulação de políticas públicas e a população expressar suas dúvidas e dar sugestões quanto ao sistema de saúde.

O presidente do CMS, Luiz Carlos Medeiros, conduziu os trabalhos e destacou mais uma vez que as Conferências de Saúde são grandes oportunidades para que os usuários do SUS apontem pontos positivos e negativos do atual sistema. Também ressaltou a importância da participação da população nas prés-conferências antecedem a 6ª Conferência Municipal. Durante a Conferência serão discutidos oito eixos, que abordarão o Direito à Saúde, Participação Social, Financiamento, Ciência e Tecnologia, Gestão, Informação, Reformas Democráticas entre outros.

Durante a Conferência Municipal serão eleitos 160 delegados, sendo 80 representantes de usuários, 40 trabalhadores e 40 gestores.

As prés-conferências em Indaiatuba ainda acontecerão no dia 16 de maio, das 8h30 às 10h, na Paróquia Santo Antônio Jardim Morada do Sol. No dia 23 de maio, das 8h30 às 10h, na Comunidade Independente, Rua Alzira Barnabé, 240, Jardim Belo Horizonte. No dia 30 de maio, das 8h30 às 10, a última pré-conferência acontecerá na AESC (Associação das Empresas de Serviços Contábeis), Avenida Engenheiro Fábio Barnabé,675, Chácaras Areal.

A realização das Conferências de Saúde, nas três esferas do governo, são determinadas pela Lei Federal nº 8.142/90. Este ano o tema central será “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini