Casas e apartamentos populares do Parque Campo Bonito estão em fase de acabamento

Obra tem prazo de conclusão previsto para final de novembro
13/05/2015 15:59h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Os dois projetos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida em andamento no Parque Campo Bonito estão em fase de acabamento. Parte dos apartamentos está com pintura interna e externa prontas, e os serviços de pintura também já foram iniciados nas casas. No local estão em construção 2.048 apartamentos e 800 casas populares em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, que é responsável pelo cadastramento e triagem das famílias beneficiadas. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de novembro.

A HM Empreendimentos e Construções, que é responsável pela obra dos apartamentos, informou que está com 1.200 funcionários no local. A parte de cobertura de todos os prédios já foi finalizada, assim como a instalação das fiações internas e toda a infraestrutura que inclui a rede de água, esgotos e galerias pluviais.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Márcio Jiardini, os trabalhos de revestimento externo foram feitos em 90% dos prédios e o revestimento interno em 70%. “Temos piso e azulejo em cinquenta por cento dos apartamentos e a pintura interna e externa já foi feita em vinte por cento dos imóveis”, explicou o engenheiro.

Os apartamentos totalizam oito condomínios e um deles já está, inclusive, com as guias e sarjetas da rua prontas. A CPFL Piratininga também agendou o início das obras de instalação da rede elétrica aérea para a próxima sexta-feira (15). “Podemos afirmar que estamos com 56% da obra executada, o que está dentro do nosso cronograma, por isso nossa previsão de entrega continua sendo até o fim de novembro”, completa Jiardini.

Cássio Henrique Polachini, que é o engenheiro da Construtora Jacitara, responsável pela construção das casas do Campo Bonito, explicou que os serviços de pintura também estão em andamento e o controle de qualidade da empresa está efetuando as vistorias de casa em casa. “Estamos com noventa e nove por cento do reboco executados, e a mesma porcentagem vale para os telhados e os acabamentos de piso. Iniciamos a pintura com sequência de casas, e após a primeira demão serão colocados as louças (vasos sanitários e pias), e a parte elétrica”, informou o engenheiro, acrescentando que a pintura será concluída após a instalação das louças e da fiação elétrica.

Outra informação importante para quem foi sorteado com os imóveis e aguarda a finalização da obra, é que os serviços de pavimentação foram iniciados e está em torno de 20%, com 100% de guias executadas, 100% rede de água, esgoto e galerias de águas pluviais. “Podemos dizer que a obra está avançada, conforme medições da Caixa Econômica, e estamos com prazo de obra adiantado”, declarou Polachini.

O efetivo de funcionários no canteiro de obras da Jacitara tem alternado de acordo com os serviços que estão em andamento. “Atualmente, temos em torno de 250 funcionários trabalhando no local”, conclui o engenheiro.

Moradia popular

O projeto habitacional do Parque Campo Bonito, localizado no bairro Buru, foi lançado pelo prefeito Reinaldo Nogueira em outubro de 2013 e a construção dos apartamentos foi iniciada no final de março de 2014 e das casas, no final de julho do mesmo ano.

O local com área de 646.516,49 mil metros quadrados terá 2.048 apartamentos populares da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida; 800 casas da faixa 2 do PMCMV e 462 lotes mistos (comercial e residencial) na última etapa do empreendimento habitacional.

A área dos empreendimentos é de propriedade da HM Engenharia e Construções S.A, que firmou parcerias com os governos municipal, estadual e federal para a realização do projeto, que será usado pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal como modelo padrão a ser aplicado no Brasil.

De acordo com as exigências do Minha Casa Minha Vida, os apartamentos foram direcionados para famílias cadastradas na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Indaiatuba com renda mensal de até R$ 1.600,00. O valor total é de R$ 96 mil por unidade, sendo R$ 76 mil subsidiados pelo Ministério das Cidades e R$ 20 mil pelo programa Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo.

Os beneficiados pagarão o correspondente a 5% do seu rendimento ao mês no período de 10 anos, com parcela no mínimo de R$ 25 e máximo de R$ 80.

Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, sendo 51,41 metros quadrados de área privativa mais uma vaga de garagem. Todas as unidades serão adaptáveis e entregues com piso cerâmico. Os apartamentos serão divididos em oito condomínios com portaria, centro de convivência e lixeira sendo 120 blocos com térreo mais três andares e 48 vagas para visitantes.

As casas do projeto foram destinadas para famílias também já cadastradas na Prefeitura com renda entre R$ 1.600,00 e R$ 5 mil. O valor inicial será de R$ 120 mil, sendo R$ 24 mil subsidiados pela Caixa e o restante, R$ 96 mil, financiados pela mesma. Os proprietários terão até 35 anos para pagar.

Atendendo às exigências de qualidade do Minha Casa Minha Vida, como contrapartida a Prefeitura irá investir em obras de infraestrutura nos empreendimentos, que inclui pavimentação de ruas, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

Os moradores ainda contarão com duas Emebs (Escola Municipal de Ensino Básico), uma de Educação Infantil e outra para os primeiros anos do Ensino Fundamental, e uma creche construídas com recursos correspondentes a 6% do empreendimento dos apartamentos. As obras estão em andamento e serão entregues junto com os imóveis.

No projeto do Campo Bonito também está uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e um Centro Comunitário, para os quais o Executivo Municipal buscará verbas para a construção.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno