Prefeitura abre licitação para construção de uma creche no Jardim Paulistano

Três creches já estão com obra em andamento e outras duas estão em fase de projeto
14/05/2015 17:02h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeitura abre licitação para construção de uma creche no Jardim Paulistano

A Creche que será construída no Jardim Paulistano já está com licitação aberta. As empresas de engenharia interessadas em participar da concorrência pública terão até 13h do dia 15 de junho para apresentar os envelopes com a documentação e a proposta comercial no Departamento de Protocolo no Paço Municipal. Os envelopes serão abertos às 13h30 do mesmo dia. O edital está disponível para consulta no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br .

Conforme projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, a creche do Paulistano terá 1.419,87m² de construção, com quatro berçários e mais quatro salas de aula com banheiro que também poderão ser revertidas em berçário.

As instalações da unidade que será construída na rua Itaquera contarão com cozinha; triagem; despensa; refeitório; área de serviços; rouparia; copa; vestiários; lactário e sanitários acessíveis. A parte administrativa terá secretaria; salas de coordenação, de professores e de reuniões e arquivo. O prédio terá pátio coberto; pátio descoberto; solário; estacionamento e casa de zeladoria.

A obra deve receber investimentos em torno de R$ 5 milhões e a empresa vencedora da licitação terá o prazo de 12 meses para concluir a construção da unidade.

Além da creche em licitação, a Prefeitura de Indaiatuba está com mais três creches em fase de construção, sendo uma no Jardim Campo Bonito, uma no Jardim Bela Vista e outra no Jardim Portal do Sol. Outras duas creches, uma no Centro da cidade e outra no bairro Mato Dentro, estão em fase de elaboração de projeto.

CAMPO BONITO

No Campo Bonito, a creche integra o projeto habitacional, assim como duas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica), que estão em fase de construção.

A creche oferecerá oito salas, sendo duas de creche I para crianças até 1 ano de idade, com área de repouso, fraldário e de alimentação; duas salas para creche II, para crianças de 1 a 2 anos, também com área de repouso e sanitários; duas salas para creche III, que atenderá crianças de 2 a 4 anos, com área de repouso; e duas salas para pré-escola, que atenderá crianças entre 4 e 6 anos.

A unidade ainda contará com sala múltiplo uso; sanitários; vestiários de funcionários; cozinha; copa; lactário; área de serviços; rouparia; lavanderia; secretaria; diretoria; sala de professores; recepção; almoxarifado; sanitários; pátio coberto; pátio descoberto; playground; solário e estacionamento.

O prédio, que totaliza 991,05m² de construção, está com 55,72% da obra concluída.

BELA VISTA

A creche do Jardim Bela Vista está em construção no terreno localizado na rua Jorge Alves Brown, esquina com rua Elza V. Schulz. O investimento será de R$ 1.388.077,66, referente a convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do (Paem) Programa Ação Educacional Estado – Município/Educação Infantil. O convênio, que foi intermediado pelo deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), também prevê R$ 163.169,56 para a compra de equipamentos.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia emitiu no final de dezembro a Ordem de Serviços para a construção da unidade, que atenderá a demanda de alunos da região do Jardim Bela Vista e do Jardim Europa.

Conforme projeto da Secretaria de Engenharia, a creche terá 813,78 metros quadrados de construção em terreno de 4.050,60 metros quadrados. Serão seis salas de atividades; dois berçários; fraldário; lactário; sala de múltiplo uso; cozinha; despensa; lavanderia; sanitários para funcionários, administrativos e familiar acessível; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários e vestiários infantis; depósito material pedagógico; secretaria; diretoria; copa; solário e jardim.

A empresa vencedora da licitação para execução da obra é a Almeida & Associados Construção e Empreendimentos, que terá o prazo contratual de 12 meses para concluir os serviços.

O prédio já está com metade da laje concretada e a outra metade deve ficar pronta até o final de semana. Nessa etapa da obra, as paredes também estão sendo erguidas.

PORTAL DO SOL

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia emitiu no final de abril a Ordem de Serviços para o início da construção da creche do Jardim Portal do Sol. A nova creche é construída na área institucional localizada na avenida Domingos Ferrarezzi, com investimentos no valor de R$ 3.966.748,62.

A unidade terá dois pavimentos com acessos por rampas cobertas e uma casa de zeladoria. A área total de construção é de 1.694,07m². No pavimento térreo serão construídas cinco salas de aula ou berçários; secretaria; coordenação; depósito/arquivo; sanitários de funcionários; triagem de alimentos; despensa; cozinha; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários públicos acessíveis; sala de reuniões; sala de atendimento individual – reforço, e elevador.

Para o pavimento superior estão projetados três berçários; duas salas de aula que podem ser usadas como berçários; sala de professores; lactário; vestiários de funcionários; triagem de alimentos; despensa; cozinha; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários públicos acessíveis e solários.

A empresa vencedora da licitação é a Construtora FCBA, que terá o prazo de dez meses para concluir a obra. A fundação do prédio já está pronta e a construtora está trabalhando nos muros e divisas.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno