Alunos de três escolas municipais assistem peça teatral com tema folclórico

Ao término das apresentações são distribuídas cartilhas para os alunos
14/05/2015 17:08h

Alunos de três escolas municipais assistem peça teatral com tema folclórico

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, oferece aos alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Básico “Doardo Borsari”; “Profº Leonel José Vitorino Ribeiro” e “Profº Sérgio Mário de Almeida” com realização do Instituto Eco Ambiental e Social, o projeto Teatro Folclórico com apresentações gratuitas da Cia de Teatro Parafernália.

A peça teatral, leve e de bom tom, retrata mitos e lendas da cultura popular brasileira, destacando a importância do folclore nas questões sociais e ambientais, transportando as crianças para um mundo cheio de fantasias e com seres mágicos. “Temos a presença dos personagens Saci, Curupira e Iara que fazem peripécias na vida dos moradores da Fazenda Esperança”, ressalta Viviane Casteliani, uma das integrantes da Cia de teatro.

As apresentações nas escolas começaram na quarta (13), na EMEB Doardo Borsari; na quinta (14), na EMEB Profº Leonel José Vitorino Ribeiro; e na sexta (15) será na EMEB Profº Sérgio Mário de Almeida, em dois horários, às 10h e às 13h. Na terça-feira, 12, o grupo fez a mesma apresentação na entidade Manaem

Ao término das apresentações são distribuídas cartilhas para os alunos, retratando as lendas dos personagens do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Caipora, Boitatá, Iara, Boto, Curupira, Mula sem cabeça e o Lobisomem, que, como retrata o material, vivem nas matas usando seus poderes e truques para proteger o meio ambiente, orientando assim as crianças sobre a importância da preservação da natureza.

O projeto Teatro Folclórico, que conta com o patrocínio da MAHLE Metal Leve S.A. – através do mecanismo de incentivo fiscal Proac-ICMS –, já passou por cidades como Mogi Guaçu e Limeira, e também terá apresentações em Jundiaí e São Bernardo do Campo, ao todo deve ser assistido por mais de 12 mil crianças entre 6 e 10 anos.

Sobre o Programa MAHLE de Responsabilidade Social

O Programa MAHLE de Responsabilidade Social contempla várias iniciativas sociais, voltadas à educação, inclusão de jovens no mercado de trabalho, motivação e incentivo ao trabalho voluntário junto aos colaboradores e às comunidades e, desde o ano 2000 vem utilizando as leis de incentivo para apoiar projetos culturais, educacionais e esportivos, como o Proac, que começou em 2007.

Sobre a Cia. de Teatro Parafernália

Fundada em 1991 a Cia. de Teatro Parafernália vem atuando com seriedade, dedicação e amor à arte, e, ao longo de sua história foi criando uma identidade própria, montando espetáculos que abordam temas contemporâneos, adotando uma linguagem do teatro popular com muito bom humor, falando de segurança, meio ambiente, sustentabilidade, saúde, qualidade de vida entre outros.

Sobre o Instituto Eco Ambiental (IEAS)

O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br.
  • Redator(es): Laís Fernandes