Secretário estadual da Cultura fala sobre projetos em reunião dos prefeitos da RMC

Conselheiros também aprovaram Protocolo de População de Rua
22/05/2015 16:09h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) foi anfitrião da 161ª reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O encontro realizado na manhã de sexta-feira (22), no Centro de Convenções Aydil Bonachella, contou com a presença do secretário Estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, e dos deputados estaduais Rogério Nogueira (DEM) e Davi Zaia (PPS).

Após a abertura oficial do encontro pelo presidente do Conselho, Jonas Donizete, que é prefeito de Campinas, o prefeito de Indaiatuba deu as boas vindas a todos os presentes.

O deputado Rogério Nogueira aproveitou a ocasião para falar sobre a redução do orçamento do Governo do Estado e do esforço que vem realizando para que sejam pagas as emendas empenhadas em 2013 e 2014. “Mesmo com o orçamento encolhido, quero reforçar que continuo à disposição dos prefeitos de nossa região para auxiliar no que for possível”, justificou.

Davi Zaia falou que assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Metropolitanos, que foi criada na Assembléia para as regiões nas suas demandas.

Antes de se reunir com o Conselho de Desenvolvimento, o secretário estadual participou da Reunião da Câmara Temática de Cultura, que também foi realizada na mesma data e no mesmo local.

Araújo abriu o seu discurso reforçando que o aprofundamento do diálogo com os municípios é um momento de aprendizado, oportunidade de se criar um novo modelo de gestão que abre a perspectiva de buscar trabalhos regionais. “Estamos descentralizando nossos projetos e levando para o interior. Temos vários projetos nesse sentido e a Virada Cultural Paulista é um exemplo disso”, ressaltou.

Depois de ouvir as solicitações de parceria do Estado nos projetos culturais dos municípios e também verbas e novos projetos com o objetivo de fomentar a cultura na região, Araújo reforçou as restrições orçamentárias desse ano para novos projetos, em virtude da crise econômica pela qual passa o País, e que a Secretaria já mantém programas regulares no circuito cultural paulista. “Mesmo assim, estamos à disposição dos municípios para ouvir suas demandas. Estamos mantendo nossos convênios e os municípios podem acessar os editais do Proac (Programa de Ação Cultural) que já estão disponíveis no nosso site”, explica. O Proac tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do Estado, com o apoio financeiro de projetos artísticos, selecionados por meio de Editais.

Durante o encontro, o secretário informou que Valinhos receberá a etapa final do projeto Revelando São Paulo, que será realizado entre os dias 9 e 16 de setembro. A Secretaria promove três encontros anuais do evento que tem como objetivo a valorização da cultura popular. “É um dos eventos mais importantes do calendário da Secretaria”, reforçou Araújo.

Ordem do Dia

Na reunião, os conselheiros também aprovaram o Protocolo de População de Rua, que foi apresentado por Janete Valente, coordenadora da Câmara Temática e secretária da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas.O encontro contou ainda com os informes da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas, Emanuelle Alkmim, sobre o 1º Salão Inclusivo da RMC, que será realizado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, entre os dias 24 e 27 de setembro, e sobre o projeto Samu e projeto do BID, pela representante da DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde – 7), Márcia Bevilacqua.

Outro informa na ordem do dia foi sobre o workshop referente ao projeto de recuperação das Nascentes no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, com Esther Menezes, da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno