Prefeito Reinaldo Nogueira inaugura nova UBS da Cecap no dia 23 de junho

Nova Unidade está recebendo os últimos ajustes técnicos
10/06/2015 16:40h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito Reinaldo Nogueira inaugura nova UBS da Cecap no dia 23 de junho

ALTERADO EM 15/06/2015, ÁS 16H17- O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) inaugura no dia 23 de junho, às 8h, a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cecap. A obra teve investimento de R$ 1.022.662,56, sendo R$ 800 mil provenientes de convênio firmado com o Governo Federal e o restante contrapartida municipal. O novo prédio foi construído no lugar do antigo localizado na rua Vital Barnabé e que não comportava mais a unidade, por isso foi demolido dando espaço ao novo edifício que tem 692,76m² de área construída. As novas instalações da UBS possui sete consultórios: salas de pré-consulta, vacina, procedimentos e inalação, além de salas de observação e de assistente social.

O prédio ainda conta com quatro salas de odontologia; sala de reuniões; de administração; de espera adulto e infantil; recepção; arquivo; dispensário medicamentos; materiais; esterilização; expurgo; almoxarifado; refeitório; copa; sanitários, vestiários e área de serviços.

O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, explicou que os agentes comunitários já estão no local fazendo o reconhecimento da área e os últimos ajustes da Unidade estão sendo feitos. “É com grande satisfação em entregar uma obra tão importante para a população da Cecap e região”, comenta. “Os pacientes que eram atendidos na antiga UBS da Cecap e que foram acolhidos na UBS do João Pioli, localizada na avenida Manoel Ruz Peres (ao lado do terminal urbano de ônibus) voltarão para o atendimento no prédio novo e ficarão mais próximos de suas residências”, completa.

O secretário informou que na nova UBS trabalharão dois ginecologistas, três clínicos, dois pediatras, sete técnicos em enfermagem, duas enfermeiras, quatro agentes comunitários já contratados (e mais quatro serão contratados), seis administrativos, dois dentistas, uma auxiliar de saúde bucal, um estagiário Fiec e um coordenador administrativo.

Segundo Stefani, a UBS inicialmente contará com duas equipes de ESF (Equipes de Saúde da Família) que atenderão dentro do Programa Saúde da Família (PSF) cerca de 6.000 pessoas e cada agente visitará cerca de 170 casas pôr mês. Até 2016 a UBS da Cecap terá seis equipes no total para atender a região.

A nova UBS oferecerá os serviços: Consulta Médica (Clínica Médica, Ginecologista, Pediatria), Consulta de Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Grupos Educativos Multidisciplinar, Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma, Visita Domiciliar, Imunização, Curativos, Retirada de Pontos, Administração de Medicamentos, Soroterapia, Inalação/Nebulização, Aferição de Pressão Arterial, Aferição de Glicemia Capilar, Agendamento de Transportes, Agendamentos de Exames Diversos (Ultrassonografias, Mamografias, Endoscopias e outros exames de alta complexidade), Agendamentos de RX, Orientações e Encaminhamentos Diversos, Cardiotografia.

Na UBS serão atendidos pacientes residentes dos bairros Cecap I, Cecap II, Cecap III, Jd. Adriana, Jd. Rêmulo Zoppi, Jd. Nely, Jd. Pompéia, Jd. do Vale I, Jd. do Valle II, Jd. Recanto do Vale, Jd. Alice, Jd. Bom Princípio, Jd. São Francisco, Jd. Renata, Vila São José, Parque das Nações, Residencial Vila das Palmeiras e Residencial da Lagoa.

A coordenadora Administrativa da UBS II Cecap será a servidora Estefânia Vieira P. de Morais, que atualmente coordena a UBS XI do João Pioli.

HISTÓRIA DA UBS CECAP

A UBS foi fundada no ano de 1980 com o nome de Centro de Atendimento Médico Municipal de Indaiatuba (CAMMI). Posteriormente passou a ser denominada UBS II; localizada à Praça Vital Barnabé s/nº, Bairro Cecap. Até o ano de 1993, o atendimento era centrado especialmente para o seguimento materno-infantil. Com o crescimento populacional, surgiram outras necessidades e em 1993 iniciou-se o programa de diabéticos e hipertensos.

Foram então sendo acrescentados gradualmente os demais programa: Acupuntura, Aleitamento Materno, Homeopatia, Saúde Bucal, Planejamento Familiar, Serviço Social, Saúde da Mulher,

Nutrição e Tuberculose.

No ano de 1998, haviam 26.634 pacientes matriculados na unidade, em 2003 - 40.213 pacientes matriculados e atualmente contamos com 61.000 pacientes matriculados.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini