Prefeitura inicia obra para resolver problema de enchentes no Jardim Califórnia

10/06/2015 17:09h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeitura inicia obra para resolver problema de enchentes no Jardim Califórnia

A Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou nessa quarta-feira (10) mais uma etapa das obras de contenção de enchentes em pontos do Jardim Califórnia. Três pontos da rua Domacyr Stocco Júnior terão as galerias de águas pluviais reconstruídas e redimensionadas. O primeiro trecho a receber as melhorias fica no cruzamento com a rua Walter Pimentel, onde os trabalhos devem ser concluídos em 15 dias. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) esteve no local durante a manhã para acompanhar o início da obra que integra o seu Plano de Governo apresentado à população em 2012.

Conforme explicou o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, que acompanhou o prefeito na obra, o objetivo é reconstruir e ampliar o sistema de captação das águas pluviais que descem pela rua Walter Pimentel e provocam um aumento substancial do nível de água na rua Domacyr, dificultando o escoamento. “Esse problema será eliminado quando concluirmos toda a obra. Seguindo determinação do prefeito, assim que concluirmos esse primeiro ponto, daremos sequência aos demais trechos para resolvermos totalmente o problema de enchentes no Califórnia”, explica o secretário.

No final de 2011 a Prefeitura realizou uma etapa do prolongamento das galerias de águas pluviais no bairro, na rua Walter Pimentel, entre as ruas Domacyr Stocco Jr. e Basílio Martins, e já havia eliminado os alagamentos em alguns pontos do bairro. A primeira etapa da obra, que foi a mais complexa, foi iniciada em 2006 e concluída em 2008, e resolveu grande parte do problema.

Em dezembro de 2013 a Secretaria de Obras também eliminou outro ponto que apresentava dificuldade de escoamento de água em períodos de chuvas intensas, que era a rua Padre Bento Pacheco, na divisa do Parque Boa Esperança e Vila Vitória. A instalação da nova rede de águas pluviais na Padre Bento foi feita em um trecho de aproximadamente 500 metros entre as ruas Tiradentes e José Escodro.

As obras foram necessárias porque as redes antigas já não comportavam o volume de água em dias de chuvas fortes.

Interdição

Em virtude da interdição do trecho da rua Domacyr Stocco Júnior com a rua Basilio Martins para execução de obra, as linhas de transporte coletivo sentido Centro x Bairro, via Costa e Silva, não passarão pelos pontos do Boulervard da Cecap, localizado na avenida Francisco de Paula Leite. Durante a obra os ônibus farão um itinerário alternativo da Praça Bonachella, rua Professora Maria Cecilia Ifanger, rua Terue Iamanichi, rua Angelo Calonga, rua Ely Lopes, rua Osvaldo Grof, avenida Francisco de Paula Leite (no farol da Auto Zone) e seguirá no itinerário normal.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno