Primeira lombada eletrônica do município começa a funcionar na sexta-feira

Detectores de velocidade foram instalados nas três faixas de rolamento da avenida
18/06/2015 14:27h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Primeira lombada eletrônica do município começa a funcionar na sexta-feira

A Secretaria de Obras e Vias Públicas conclui quinta-feira (18) a implantação da primeira lombada eletrônica do município. O equipamento foi instalado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda do Parque Ecológico, na altura da alça de acesso da Prefeitura. A velocidade permitida do trecho é de 30 Km/h.

O painel de avisos foi ligado há dois meses em fase de testes, mas os equipamentos que fazem o registro da velocidade só foram instalados nessa semana.

A escolha do local para a instalação do equipamento foi feita com base em um levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito. Nesse ponto da avenida está o acesso dos condutores de veículos que estão na Marginal Direita, em frente ao Paço Municipal, ou que saem do próprio estacionamento do Paço, e querem seguir em direção à Marginal Esquerda. Por se tratar de uma curva, o acesso se torna perigoso.

Foram instalados detectores de velocidade nas três faixas de rolamento da avenida, e como acontece com os radares, quando a velocidade registrada for superior ao limite permitido e a margem de tolerância for superada, uma máquina fotográfica é acionada. “Nessa fase inicial estamos fazendo o monitoramento do trecho para acompanhar o comportamento dos condutores de veículos e as condições de tráfego, para depois fazermos os ajustes que se fizerem necessários”, explica o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone.

O equipamento foi custeado por investidores da região por exigência da Prefeitura para compensar os impactos que os novos empreendimentos causarão no trânsito do município. A Lei de Uso e Ocupação de Solo determina que alguns tipos de empreendimentos devem apresentar um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e, com ele, as ações mitigadoras ou mitigatórias, que são as ações que devem ser tomadas para resolver ou amenizar esses impactos.

O estudo é analisado pela Comissão Excepcional para Análise de empreendimentos imobiliários, formada por representantes das secretarias de Planejamento Urbano e Engenharia, Secretaria de Obras e Vias Públicas, Urbanismo e do Meio Ambiente, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e Negócios Jurídicos. Quando esses impactos são para o trânsito, é comum o município exigir equipamentos como semáforos, criação e pavimentação de vias e, desta vez, a lombada eletrônica.

Redutor de Velocidade

A lombada eletrônica é o nome popular do Redutor Eletrônico de Velocidade, um equipamento de segurança viária indicado para locais onde há variância da velocidade regulamentada, em pontos críticos, como curvas perigosas ou locais com pouca visibilidade, e onde haja grande fluxo de veículos e pedestres.

O funcionamento do equipamento é automático e independe da presença de agentes de fiscalização de trânsito. Quando o veículo passa pelos sensores instalados na pista, a Lombada Eletrônica calcula a velocidade e a indica no visor. Toda vez que o limite de velocidade estabelecido para o trecho é excedido, o aparelho registra a imagem do veículo, que é utilizada para a emissão da multa.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno