Indaiatuba é melhor cidade do Estado em gestão fiscal

A pesquisa foi divulgada na quinta-feira pela Firjan
19/06/2015 13:52h

Foto: Arquivo - Giuliano Miranda - SCS/PMI
Indaiatuba é melhor cidade do Estado em gestão fiscal

Indaiatuba é melhor cidade do Estado em Gestão Fiscal, conforme divulgado na quinta-feira (18) pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). Conforme a instituição, o município está entre 0,8% das cidades do Estado com administração considerada de excelência. De acordo com os critérios e metodologias usados pela FIRJAN Indaiatuba tem um índice de 0,8513, enquanto a média do Estado é 0,5163 e do Brasil e menor ainda ficando em 0,4545 “Desde a criação do índice Firjan estivemos entre as dez cidades mais bem avaliadas em gestão fiscal no Brasil, na revelação desta ano estamos em primeiro lugar no Estado e não é surpresa, pois há anos trabalhamos com planejamento que nos permite investir no lugar certo, otimizando as verbas públicas e com austeridade conseguimos realizas mais”, revela o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB). “Essa avaliação na qual fomos considerados como uma administração de excelência comprova a seriedade com a qual administramos Indaiatuba. Nossos índices estão à frente de todas as Capitais Brasileiras e isso nos dá muito orgulho”, comemora.

O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos. Composto pelos indicadores Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice varia de 0 a 1. Quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,6 e 0,8 ponto), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4 e 0,6 ponto) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).
  • Redator(es): Gil Nunes