Conferência de Saúde apresenta propostas e elege delegados

Foram eleitos delegados representante de usuários, trabalhadores e gestor
01/07/2015 17:40h

Foto: Giuliano Miranda - SCS-PMI
Conferência de Saúde apresenta propostas e elege delegados

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Indaiatuba, ligado à Secretaria de Saúde realizou de 25 de Junho a 27 de julho, na Faculdade Max Planck, a 6ª Conferência Municipal de Saúde e contou com cerca de 300 participantes entre autoridades, delegados e convidados. A Conferência teve como objetivo discutir o tema de 2015 que é “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, e aprovou oito propostas dentro dos eixos temáticos e elegeu 16 delegados titulares e dois suplentes para a etapa Regional que acontecerá que acontecerá nos dias 5 e 6 de Julho, na FAJ (Faculdade de Jaguariúna), em Jaguariúna.

O presidente do Conselho de Saúde, Luiz Medeiros, destacou que a Conferência Municipal atingiu o objetivo e contou com cerca de 300 participantes e foram eleitos oitos propostas dentro dos eixos temáticos. “No sábado dia 4, nos reuniremos para amarrarmos as nossas propostas para apresentarmos na segunda-feira em Jaguariúna”.

Luiz explicou que as Conferências visam afirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para a garantia da saúde como direito; mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social do SUS; avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes para instrumentos de planejamento do SUS e; debate sobre as reformas necessárias para ampliação democrática do setor saúde.

As propostas apresentadas e votadas pelos delegados durante na Conferência de Indaiatuba são as seguintes: I eixo – O Direito às Saúde, garantia de acesso a e atenção de qualidade; II- participação social; III Valorização do trabalhos e da educação em saúde; IV- Financiamento do SUS e relação público privado; IV-Gestão do SUS e modelos de atenção à Saúde; VI Informação, educação e política de comunicação do SUIS; VII- Ciência, tecnologia e inovação no SUS; VIII – reformas democráticas e populares de Estado.

Os delegados eleitos do segmento usuários são oito vagas para usuários, quatro para gestores e quatro para trabalhadores representante gestor.

Na etapa municipal, foram eleitos os delegados e delegadas para etapa regional conforme distribuição de vagas pelo Conselho Estadual paritariamente. Foram oito vagas para usuários, quatro para gestores e quatro para trabalhadores, para etapa macro regional. No segmento usuário foram eleitos Luiz Carlos Medeiros de Paula, Maria Nazareth de Souza Caviquioli, Edvaldo Furtado Apolinário, Glória Brisolino Ramos Silverio, José Marques Caldeira Filho, Ezequiel Miguel da Cruz, Alberto Tamanini e Mário Jacintho da Silva.

No segmento trabalhadores foram eleitos Claret Tocaceli Nery, Francisco José Martins, João Carlos Silva de Araújo, e Maria Elídia de Andrade Picarelli.

No Segmento Gestor foram eleitos Tiago Gomes da Silva; Lucilene Codato Pereira; Cleide dos Santos Cunha Rufini e Patrícia Carla Zanetti Lima

ABERTURA

Participaram da abertura da Conferência o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, que representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB); o secretário de Saúde, José Roberto Stefani; o presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira (PMDB); o superintendente do Haoc, Renato Sargo; o conselheiro estadual de saúde, Luiz Jorge e o representante do Ministério da Saúde e, coordenador e articulador da Atenção Básica Erico Marcos de Vasconcelos, que fez palestra na data.

• Redator(es): Divulgação