Prefeito participa do 1º Encontro de Educadores da Rede Municipal de Ensino

Mais de mil professores da Rede Municipal participaram das ações programadas
21/07/2015 16:32h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito participa do 1º Encontro de Educadores da Rede Municipal de Ensino

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), participou na manhã de segunda-feira (20) do 1º Encontro dos Educadores da Rede Municipal de Ensino organizado pela Secretaria de Educação. A abertura do evento aconteceu no Clube 9 de julho com aproximadamente 1.000 professores. Com duração de dois dias, o objetivo do encontro é estabelecer a partir do diálogo uma reflexão sobre as práticas escolares, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, falou no início. “Este evento foi muito bem planejado e muito bem cuidado pela Secretaria. Quero dar um bom dia especial ao prefeito Reinaldo Nogueira, pois tudo na educação começa com ele e temos o privilégio de ter uma administração que se preocupa com a educação. Nossas ações tem o impacto positivo na sala de aula e queremos que nossos alunos aprendam casa vez mais. Temos uma equipe que trabalha muito e quero parabenizar pela organização do 1º Encontro de Educadores. O tema desse encontro é a Prática do diálogo e a educação que queremos. Esse momento junto com as escolas é importante para discussões e nosso objetivo é ouvir sempre vocês crescendo com o desafio e quem ganha com isso são nossos alunos com uma educação de qualidade, disse Rita.

O prefeito ressaltou a importância do Encontro de Educadores. “Esse encontro é muito importante para a educação de Indaiatuba, pois sei que vocês professores fazem a diferença no nosso município. Todos temos dificuldades e responsabilidades, mas buscamos capacitação e conhecimento para ir adiante. Essas oficinas com certeza vão trazer propostas novas e ideias para serem estudadas e elaboradas para o futuro”, comenta Nogueira.

No primeiro dia, os professores fizeram uma atividade cultural com o tema “A vida de um contador de histórias” com Rodrigo Libâneo. Na sequência assistiram a palestra ‘Como ensinar bem’, com Leo Fraiman. No período da tarde foram cinco cursos, sendo que cada professor optou por um no momento da inscrição. Entre eles são: “Fazer-se professor: uma relação de prazer e afetividade” com Adriana Vicentini, no auditório da Fiec I; “Educação moral faz parte do currículo?” com Luciana Maria Caetano, no Clube 9 de julho; “Professores estressados, alunos adoecidos: o que fazer?” com Cesar Braga Said, no Centro de Convenções Aydil Bonachela; “Autismo na escola: o que o professor precisa saber” com Miguel Ângelo Boarati, no Bosque do Saber e “É possível à escola encantar as crianças” com Rosaura Soligo, na Sala Acrísio de Camargo.

Na terça-feira (21) serão oferecidas 16 oficinas de manhã e 16 oficinas à tarde, sendo que cada inscrito poderá participar de duas, cada professor em seu horário de trabalho (manhã ou tarde). As oficinas serão distribuídas nas salas da Fiec I e Fiec II. Os temas foram selecionados a partir de uma pesquisa realizada com os professores e envolvem as áreas de Linguagem oral e Escrita, Movimento, Artes, Filosofia, Matemática, Avalição, Novas tecnologias, Deficiência Intelectual, Música, Ciências, Dificuldades de aprendizagem, Liderança, Rotina do bebê e da criança pequena, Manifestações culturais indígenas e afrodescendentes. A noite o evento será encerrado com a palestra “A arte do diálogo e o caminho do conhecimento”, ministrada por Eduardo Shinyashiki.
  • Redator(es): Laís Fernandes