A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Encerramento do Projeto Ambientação teve entrega de selos e palestra para os professores

Professor Dr. Max Haetinger falou de maneira divertida sobre a Escola que encanta
19/08/2015 14:26h


Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI
Encerramento do Projeto Ambientação teve entrega de selos e palestra para os professores

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, junto com a Fundação Toyota realizou na noite de segunda-feira (17), no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba), o encerramento da 8ª Edição do projeto Ambientação, que neste ano trabalhou o tema Água em todas as Escolas. Participaram do evento os professores, coordenadores, diretores e funcionários das Escolas Municipais integrantes do projeto. O evento contou com o palestrante, professor Dr. Max Haetinger que abordou o tema “A Escola que Encanta e Transforma Vidas”.



Com o objetivo de desenvolver ações que promovam a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania o projeto Ambientação funciona em parceria com a Fundação Toyota e é baseado na certificação ISO 14000. Este ano o tema escolhido foi água, levando em consideração a crise hídrica enfrentada pela região sudeste do Brasil. O tema foi estudado, a fim de que todos compreendessem e utilizassem dentro do ambiente escolar a busca de soluções ambientais para uso racional da água, diminuindo o consumo e otimizando o recurso. As soluções encontradas foram implementadas na Unidade Escolar e os resultados foram demonstrados pela metodologia pré-determinada no projeto.



Para o encerramento do projeto esteve presente representando o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), o vice-prefeito Antônio Carlos Pinheiro; representando a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a orientadora pedagógica, Tânia Regina Cataldi Milan; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar e a relações públicas da Toyota, Elaine Cristina Nicol Marques.



A orientadora pedagógica Tania Cataldi deu boas-vindas aos professores. “Quero agradecer a parceria com a fundação Toyota, os professores e funcionários das escolas que acompanharam o projeto e trabalharam levando as crianças a refletirem sobre a questão da sustentabilidade numa época que essa temática é a mais relevante para a sociedade. O projeto já está na oitava edição e hoje é mais um evento de culminância e trabalhamos pela consciência que passara pelas gerações e todos os colaboradores irão manter a parceria para pulverizar na comunidade. Quero agradecer também aos país que ajudam no dia a dia da escola e que todos se sintam agraciados com essa iniciativa, pois trabalhamos para o futuro de nossos alunos”, ressalta Tânia.



A relações públicas da Toyota, Elaine Cristina Nicol Marques, falou sobre a importância do Projeto Ambientação para a formação do cidadão. “Quero agradecer a dedicação de todos os professores e dizer que a cada ano temos novidades para o projeto, e recentemente apresentamos o mesmo para o Ministério do Meio Ambiente e foi muito bem recebido com a proposta de aplicar nos prédios públicos. Nesta semana vamos começar a aplicação do projeto na Fundação Casa de Sorocaba o qual dará uma nova oportunidade para aqueles jovens e isso é fruto do nosso trabalho, tenho muita gratidão por Indaiatuba, pois só existe mudanças onde há educação”, diz Elaine Marques.



O superintende do Saae, falou sobre a parceria com a Toyota e o desenvolvimento de Indaiatuba em relação ao uso de água. “Começamos o trabalho do Ambientação juntos e hoje em parceria com o Educa Água temos bons resultados da redução de consumo de água nas escolas e isso dá um grande reflexo no município. Hoje vemos o desenvolvimento sustentável de Indaiatuba e quando o parque ecológico foi construído o principal objetivo era a reserva de água em grandes lagos e hoje vemos a importância dessa iniciativa. Continuando o desenvolvimento da construímos a barragem do rio Capivari-Mirim que irpá garantir o abastecimento da cidade para os próximos 30 anos”.



O vice-prefeito Antônio Carlos Pinheiro, falou em nome do prefeito Reinaldo Nogueira. “Trago um abraço do prefeito e em nome dele, parabenizo todos da Secretaria de Educação envolvidos no projeto Ambientação. Hoje o mais importante é concluir esse ciclo e vemos que a abrangência desse projeto passa as paredes das Escolas e chega a toda população. Vimos os problemas que a falta de água causa nas cidades e sei que todo projeto referente a conscientização do uso de recursos naturais deve começar dentro das escolas, onde se aprende o que é cidadania, por isso vemos um resultado extraordinário com a aplicação do Ambientação”, conclui Pinheiro.



A meta para as escolas que comprovaram a continuidade do projeto foi a redução de 5% em cima do ponto de ocorrência encontrado e a redução proporcional comparada aos 20% de redução da situação ideal. Para as escolas que não comprovaram a continuidade no projeto a redução era de 7% em cima do ponto de ocorrência encontrado e redução proporcional comparada aos 20% de redução da situação ideal. Este ano diversas Escolas apresentaram redução maior que 20% como por exemplo a Emeb Sérgio Mário de Almeida que reduziu 65,07% e a Emeb Maria Conceição 79,41%.



Professor Dr. Max Haetinger



O professor Max G. Haetinger cursou a Escola Superior de Educação Física, a Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. É pós-graduado em Informática na educação (UFRGS), Psicopedagogia (Candido Mendes), Técnicas de Expressão Criadora (Lyon, França). Mestre em Educação (Winc.EUA), Mestre em Educação a distância (AWU/EUA) e Aluno especial do Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).



Desenvolveu pesquisas e apresentou trabalhos em congressos sobre temas ligados à criatividade, Informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. Diretor do Instituto Criar. Professor em vários Pós graduações entre eles Castelo Branco-IESDE, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade do Porto (UP-Portugal) Universidade do Texas (UT-EUA) e Universidade SEBRAE de Negócios (USEN Brasil). Consultor da Microsoft Educação Brasil para informática na Educação. Paralelamente, desenvolveu a atividade de diretor de teatro, cinema e televisão. Autor dos livros Criatividade –Criando Arte e Comportamento (1998), Informática na Educação – Um olhar criativo (2003). Universo Criativo da criança na educação (2005).
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1043

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba