Prefeito participa de lançamento da pedra fundamental do novo prédio do Haoc

28/08/2015 16:24h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito participa de lançamento da pedra fundamental do novo prédio do Haoc

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) participaram na manhã de sexta-feira (28) da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do novo prédio do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). No evento promovido pela Fundação Leonor de Barros Camargo o Haoc foi representado pelo superintendente do Hospital, Renato Sargo, e pelo diretor geral Edmir Deberaldini.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Antônio Carlos Pinheiro (PTB); o secretário Municipal de Saúde, José Roberto Estefani; o presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira (PMDB); os vereadores Hélio Alves Ribeiro (PSB) e Célio Massao Kanesaki (DEM), entre outras autoridades municipais.

Em seu discurso o prefeito ressaltou a importância da ampliação do hospital para a cidade e que está empenhado em buscar parcerias junto à iniciativa privada para a construção do novo prédio. “A Secretaria de Obras e Vias Públicas fez toda a preparação do terreno e estamos colaborando com o que podemos em mais essa grande conquista para a população de Indaiatuba. A Faculdade Max Planck também é parceira nesse projeto porque queremos trazer o curso de medicina para a cidade, o que ajudará bastante no atendimento à nossa população”, declarou.

Reinaldo Nogueira ainda completou falando de seu orgulho em dar o pontapé inicial para mais essa obra, com o lançamento da Pedra Fundamental do prédio. “Enquanto muitos município vizinhos acham que resolvem seus problemas de Saúde comprando ambulâncias para mandar pacientes para receber atendimento aqui na cidade, nós só conseguimos manter a estrutura que existe hoje na cidade porque temos planejamento e estamos sempre buscando parcerias para garantir a qualidade de vida aos nossos munícipes”, acrescenta.

O deputado Rogério Nogueira também reforçou a questão do planejamento e da gestão comprometida com o crescimento sustentável da cidade. “Muitas prefeituras da RMC estão falidas diante da crise do País e Indaiatuba está investindo em novas obras, sempre buscando parcerias e apoio dos governos Estadual e Federal. Tenho visitado outros municípios e os prefeitos me perguntam qual a mágica que fazemos em Indaiatuba, porque tem município na região que arrecada muito mais que nós e não está conseguindo acertar suas contas. A mágica do Reinaldo é planejamento”, reforça.

O presidente da Câmara falou de sua alegria em participar de mais essa conquista para o município e ressaltou que a história do Haoc se confunde com a história de Indaiatuba. “O Hospital tem acompanhado o desenvolvimento da cidade e essa parceria da Fundação com a Prefeitura tem dado muito certo. “Existe um empenho muito grande e um apoio irrestrito do Legislativo aos projetos do Executivo voltados à Saúde, porque sabemos como esses recursos são gastos com seriedade e respeito à população”, resume.

Para o secretário de Saúde, essa ampliação do Haoc segue a preocupação do município no sentido de atender cada vez melhor sua população. “Estamos trabalhando com um norte proposto pelo Reinaldo e aos poucos estamos conseguindo fazer cada vez mais. Não temos mais recursos que outros municípios, mas estamos utilizando bem o que temos e acho que é isso que tem feito a diferença. Essa parceria do município com a Fundação também tem dado muito certo e quem ganha com isso é a população”, argumenta.

Deberaldini também agradeceu o apoio da Prefeitura, principalmente agora, com o empenho do prefeito Reinaldo Nogueira em buscar apoio de empresários para a ampliação do Hospital. “Esse prédio novo será interligado à toda a infraestrutura que já possuímos no prédio antigo e pretendemos fazer essa ampliação por etapas, até que todo o prédio esteja pronto. Nossa proposta é duplicar a capacidade operacional do Hospital dentro de dois a três anos. Também estamos empolgados pela importância da obra no conteúdo do desenvolvimento da cidade”, conclui.

Ampliação

O novo prédio do Hospital Augusto de Oliveira Camargo será construído na avenida Nove de Dezembro, ao lado do Pronto Socorro. No total serão oferecidos 174 novos leitos. A preparação da área foi iniciada em abril e a previsão é de que o anexo esteja concluído no final de 2016. O custo total da expansão, incluindo equipamentos, será de aproximadamente R$ 20 milhões.

Conforme projeto apresentado pela direção do Haoc, o novo prédio terá 7.500 m² de área total, divididos em cinco pavimentos de 1.500m² cada. No térreo funcionarão a recepção e salas de pronto atendimento; o primeiro andar terá 30 quartos com 58 leitos de convênio; no segundo andar ficarão outros 30 quartos com 58 leitos de SUS (Sistema Único de Saúde); no terceiro, ficarão 28 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e, no quarto andar, 16 quartos com 30 leitos de maternidade.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno