Cantora Adriana Moreira é atração da Manhã Musical da Cultura no dia 12

02/09/2015 14:37h

Foto: Stela Handa
Cantora Adriana Moreira é atração da Manhã Musical da Cultura no dia 12

A cantora Adriana Moreira será a atração do Manhã Musical, da Secretaria Municipal de Cultura, no próximo dia 12, sábado, a partir das 10h, na Praça Dom Pedro II, no Centro, com entrada franca. No repertório do show “Cordão”, a artista apresentará pérolas do cancioneiro popular brasileiro e do samba. O espetáculo integra o projeto Circuito de Arte e Cultura CPFL – Caravana Sotaques do Brasil e é uma realização da Pôr do Som Produções, através do ProAc. No mesmo local e data, das 9h às 12h, o público poderá conferir ainda mais uma edição da Feira de Troca de Livros da Cultura, bastando levar uma obra de literatura para trocar por outra de seu interesse e renovar a estante sem gastar nada. Informações (19) 3894-1867.

Sobre a cantora Adriana Moreira

Adriana Moreira, cantora de samba e música brasileira consagrada em São Paulo, é intérprete de nomes como Chico Buarque, Gonzaguinha, Baden Powell, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Clementina de Jesus e outros. Com mais de dez anos de carreira e dois CDs gravados, coleciona importantes shows destacando a recente participação, como única representante brasileira, no festival Visa for Music, que aconteceu em novembro de 2014, em Rabat, Marrocos. Discografia: Direito de Sambar-(2005) - Lançado pelo CPC-UMES, selo paulistano que abriga grande safra de artistas independentes, o CD Direito de Sambar foi bem recebido pela crítica, que o ressaltou por ser um expressivo trabalho de pesquisa, com arranjos especialmente compostos. Sobre as músicas, quase todas as letras de Batatinha (1924-1997) falam de tristeza, sofrimento, azar e indecisão. Mas esse lamento todo cai bem num samba, especialmente numa voz tão marcante e isso não se pode negar. Cordão-(2012) - As canções retratam diversos temas como o “turbilhão” das grandes cidades, crônicas sociais, amores e dores, religiosidade, ancestralidade e resistência. Passando por várias linguagens do samba, como o samba de roda da Bahia, o samba choro, o partido alto, o samba de quadra de São Paulo até chegar nos ritmos afro-brasileiros da cabula, do batuque de cânticos religiosos e de escravos que representam então a parte da ancestralidade neste imenso mosaico - Cordão.

Sobre o show “Cordão”

Um show totalmente brasileiro, percussivo, com um repertório variado e dançante, evidencia o samba e a naturalidade de Adriana Moreira, que teve seus primeiros contatos com a música, especialmente o samba, ainda criança na Escola de Samba Camisa Verde e Branco, onde foi praticamente criada. O espetáculo musical CORDÃO pretende, enfim, juntar em um só instante diferentes gerações da música, ligando umbilicalmente a atualidade aos ancestrais, a memória à necessidade de resistir em novo contexto.

Sobre o projeto

A circulação da música popular brasileira é o foco do projeto “Caravana Sotaques do Brasil”, que em sua 2º edição ocupa espaços públicos como praças e teatros de 20 cidades do estado de São Paulo. Serão realizadas 20 apresentações de diversos estilos da música brasileira, promovendo o encontro de artistas que demonstram consistência, originalidade e criatividade em trabalhos de reconhecida relevância cultural. O projeto contempla também a produção de um disco com 15 artistas de várias regiões do Brasil e vídeos com alguns artistas participantes. A Caravana faz um passeio musical na nossa cultura popular, abordando ritmos como samba, baião, xote, bumba meu boi, seresta, bossa nova, batuque, maracatu, afoxé, cancioneiro popular e MPB contemporânea. Todas as apresentações são realizadas gratuitamente e têm o objetivo de promover a circulação dos artistas, formação de público e a democratização do acesso.

• Redator(es): Adriana Panzini