Moradias populares do Campo Bonito devem ficar prontas no final de novembro

Construtoras trabalham em ritmo acelerado para concluir obras
11/09/2015 11:46h

Moradias populares do Campo Bonito devem ficar prontas no final de novembro

As obras dos 2.048 apartamentos e 800 casas populares em construção no Parque Campo Bonito estão em ritmo acelerado para a entrega até o final de novembro. As casas já estão com 96% da obra executada e os apartamentos com 84%. A Prefeitura de Indaiatuba é parceira dos dois projetos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e foi responsável pelo cadastramento e triagem das famílias beneficiadas.

Conforme informações do engenheiro da Construtora Jacitara responsável pela obra das casas, Cássio Henrique Polachini, as equipes de trabalho já estão finalizando os serviços de elétrica e dando ênfase ao acabamento e pintura dos imóveis. “As ruas estão asfaltadas e estamos trabalhando na conclusão da sinalização viária”, avisa o engenheiro.

No canteiro de obras dos apartamentos, cuja construção está sob a responsabilidade da HM Empreendimentos e Construções, a situação não é muito diferente. Os apartamentos que compõem oito condomínios estão praticamente prontos e passam por limpeza e vistoria final para os últimos retoques.

O engenheiro responsável pela obra, Márcio Jiardini, informou que a pavimentação asfáltica foi totalmente finalizada em quatro condomínios, inclusive com sinalização, e os trabalhos estão em andamento nos condomínios restantes. A parte elétrica interna dos prédios também está pronta e a construtora só aguarda a ligação externa por parte da CPFL-Piratininga. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado para entregar a obra no prazo prometido”, conclui.

MORADIA POPULAR

O projeto habitacional do Parque Campo Bonito, localizado no bairro Buru, foi lançado pelo prefeito Reinaldo Nogueira em outubro de 2013 e a construção dos apartamentos foi iniciada no final de março de 2014 e das casas, no final de julho do mesmo ano.

O local com área de 646.516,49 mil metros quadrados terá 2.048 apartamentos populares da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida; 800 casas da faixa 2 do PMCMV e 462 lotes mistos (comercial e residencial) na última etapa do empreendimento habitacional.

A área dos empreendimentos é de propriedade da HM Engenharia e Construções S.A, que firmou parcerias com os governos municipal, estadual e federal para a realização do projeto, que será usado pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal como modelo padrão a ser aplicado no Brasil.

De acordo com as exigências do Minha Casa Minha Vida, os apartamentos foram direcionados para famílias cadastradas na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Indaiatuba com renda mensal de até R$ 1.600,00. O valor total é de R$ 96 mil por unidade, sendo R$ 76 mil subsidiados pelo Ministério das Cidades e R$ 20 mil pelo programa Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo.

Os beneficiados pagarão o correspondente a 5% do seu rendimento ao mês no período de 10 anos, com parcela máxima de R$ 80.

Os imóveis terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, sendo 51,41 metros quadrados de área privativa mais uma vaga de garagem. Todas as unidades serão adaptáveis e entregues com piso cerâmico. Os apartamentos serão divididos em oito condomínios com portaria, centro de convivência e lixeira sendo 120 blocos com térreo mais três andares e 48 vagas para visitantes.

As casas do projeto foram destinadas para famílias também já cadastradas na Prefeitura com renda entre R$ 1.600,00 e R$ 5 mil. O valor inicial será de R$ 120 mil, sendo R$ 24 mil subsidiados pela Caixa e o restante, R$ 96 mil, financiados pela mesma. Os proprietários terão até 35 anos para pagar.

Atendendo às exigências de qualidade do Minha Casa Minha Vida, como contrapartida a Prefeitura irá investir em obras de infraestrutura nos empreendimentos, que inclui pavimentação de ruas, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

Os moradores ainda contarão com duas Emebs (Escola Municipal de Ensino Básico), uma de Educação Infantil e outra para os primeiros anos do Ensino Fundamental, e uma creche construídas com recursos correspondentes a 6% do empreendimento dos apartamentos. As obras estão em andamento e serão entregues junto com os imóveis.

No projeto do Campo Bonito também está uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e um Centro Comunitário, que serão construídos pela Prefeitura com recursos próprios e cujos processos de licitação já estão em andamento.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno