Indaiatuba é a primeira da RMC em comunicação digital na pesquisa Social Cities

Reinaldo Nogueira ocupa primeira posição em audiência com sua página no Facebook
24/09/2015 13:50h

Indaiatuba é a primeira da RMC em comunicação digital na pesquisa Social Cities

Indaiatuba foi apontada com destaque na pesquisa Social Cities São Paulo – Interior, realizada pela Medialogue Digital e divulgada esta semana pela Revista Veja. O município ocupa a primeira posição na RMC (Região Metropolitana de Campinas) com seis pontos.

“Essa proximidade da Prefeitura com a população nos mais variados canais de comunicação é essencial para uma boa gestão. Afinal governar é, também, o exercício de ouvir e informar e não é mais possível fazer isso somente com ferramentas do passado”, defende o prefeito Reinaldo Nogueira.

A coordenação do marketing digital e de redes sociais da Prefeitura é da Secretaria Municipal de Governo, que em agosto, lançou campanha para ampliar a divulgação dos canais de comunicação com o cidadão. “Temos uma cultura de relacionamento próximo com a população e esse nosso esforço é constante. Desde 1997, o prefeito Reinaldo Nogueira atende a população pessoalmente, uma vez por semana; aos sábados em programa de rádio; e a administração pública criou canais pelo 0800, e-mail e com a popularização das redes sociais intensificou sua presença nos meios digitais. A proposta é estar onde as pessoas estão e atender as solicitações com a agilidade que o meio exige”, comenta a secretária adjunta de Governo, dra. Graziela Milani Narezzi.

Indaiatuba se destacou no quesito “Informação x Audiência”, sendo que a utilização do Periscope foi ressaltada com 210 seguidores e 15 mil curtidas nos vídeos postados. Quando é levada em conta a presença no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, G+ e Wikipédia, a cidade fica em terceiro lugar.

O estudo avaliou, ainda, a presença digital dos prefeitos dos 46 municípios. No quesito “Audiência”, Reinaldo Nogueira destaca-se com o maior número de curtidas no Facebook, em relação ao tamanho da população da cidade. Atualmente sua página possui 32.364 curtidas

“Procuro utilizar todos os meios que temos para me comunicar com a população, porque acredito que essa é a melhor forma de conhecer as necessidades e os problemas de cada bairro. Assim, podemos orientar nossos projetos e obras”, afirma o prefeito.

SAC Virtual PMI

Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura por meio da Secretaria de Governo, criou um espaço no Facebook para a população enviar sugestões e reclamações. Um grupo público foi organizado de forma que todos os pedidos são moderados, aprovados e ficam públicos. Cada mensagem recebe um número de protocolo que pode ser acompanhado pelo solicitante. As respostas são publicadas nos comentários.

“Procuramos facilitar o acesso à Prefeitura dentro do Facebook. O tempo que se passa dentro dessa rede e o número de pessoas conectadas a ela é grande. Desta forma, o SAC Virtual, permite que a pessoa envie a mensagem enquanto está online, assim, que se depara com alguma situação nas ruas da cidade. Queremos estar onde a população está para auxiliar da melhor forma possível”, comenta Reinaldo Nogueira.

Em um ano de existência do grupo (12 de fevereiro de 2014 a 11 de fevereiro de 2015) já foram computadas 314 solicitações e o índice de resposta e resolução está em 89%. Os outros 11% estão em andamento.

O estudo

A pesquisa avaliou como 46 prefeituras paulistas utilizam recursos básicos de comunicação digital para informar os cidadãos, ouvir e dialogar com eles. Os dados foram colhidos entre 29 de julho e 4 de agosto deste ano.

Os municípios selecionados foram os que possuem mais de 200 mil habitantes ou PIB superior a R$ 4 milhões, excluindo a capital São Paulo. O desempenho das cidades foi medido em uma escala de zero a dez e apenas cinco municípios conseguiram a nota máxima entre os avaliados, que foi sete.

As participantes foram avaliadas em mais de 50 itens relacionados à estrutura e performance de seus sites, perfis em redes sociais e uso de recursos como aplicativos para smartphones em quatro áreas de análise: Presença, que avalia em que redes sociais a cidade possui perfis, se é fácil encontrar no Google e se é acessível por dispositivos móveis; Ouvidoria, que avalia disponibilidade, facilidade de acesso a canais de contato online e o nível de respostas para as perguntas no Facebook.; Informação, com avaliação da frequência, transparência e consistência da divulgação das informações nos canis da Web; e Audiência, que faz o comparativo da população e o número de habitantes com acesso à internet.

Números

Na RMC, Campinas alcançou também seis pontos, mas aparece, no ranking, atrás de Indaiatuba. No “Ranking Campinas e Região”, que inclui municípios de fora da RMC, Indaiatuba está em segundo, atrás apenas de Jundiaí. No ranking geral, o município ocupa a sétima posição.

Atualmente o Facebook da Prefeitura possui 12.211 curtidas e o alcance das publicações está em 54.674. No Instagram, a cidade possui 2.840 seguidores. No G+, os posts do município já foram visualizados por 37.645. No Periscope são 247 seguidores e 16.798 curtidas nos vídeos, com o envio de “corações” para as transmissões.

A Pesquisa Social Cities está disponível no site da empresa – www.medialogue.com.br. A Medialogue é uma empresa de consultoria e pesquisa considerada uma das mais importantes referências em comunicação digital para governos, política e terceiro setor no Brasil.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno