Livros virtuais produzidos em sala de aula são premiados pela Positivo

Reinaldo Nogueira participou da entrega de prêmios na 4ª-feira (30)
02/10/2015 17:24h

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI
Livros virtuais produzidos em sala de aula são premiados pela Positivo

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira (30) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) a premiação dos vencedores da 9ª Edição do Livro Virtual, que é uma das ações do projeto “Ler faz Bem” da Rede Municipal de Ensino. O prefeito, Reinaldo Nogueira, participou da entrega dos prêmios junto com secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar e o consultor de negócios da Positivo Informática, Cleber Silveira.

O projeto Livro Virtual é destinado aos alunos da Educação Infantil (Etapas 1 e 2), do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, bem como às Classes de Educação Especial Exclusiva e a EJA (Educação para Jovens e Adultos), sendo facultativa a participação dos professores da Educação Infantil. Visa contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de observar, registrar, criar, fazer e refazer, além de trabalhar em um ambiente colaborativo e tecnológico, oportunizando a leitura e a escrita com funcionalidade.

Esta ação é o resultado de um trabalho coletivo desenvolvido na sala de aula passo a passo pelos alunos, planejado e acompanhado pelo professor. Os livros eleitos na Unidade Escolar foram encaminhados para a Secretaria de Educação, que avaliou a produção escrita, ilustrações e processo de construção do livro. Os professores vencedores receberam um tablet, já os alunos receberam um pen drive.

Na cerimônia de premiação a secretária da pasta falou sobre a importância da tecnologia na sala de aula. “Hoje é uma noite muito feliz quero parabenizar os vencedores do Livro Virtual pelo trabalho excelente desenvolvido na sala de aula. Agradeço a presença do prefeito de Indaiatuba que sempre dá lugar de destaque para a educação. Agradecer ao Gaspar pela parceria com os uniformes e com o projeto Educa Água. Agradecer a parceria com a Positivo. O livro virtual é importantíssimo na educação dos alunos, pois damos o desafio de aprender o que é novo. Esse trabalho traz bons resultados e mostra a importância da escrita, reescrita e da produção coletiva. Quero ressaltar a importância da equipe de informática pela dedicação com o projeto. Juntos conseguimos cada vez mais, dar uma educação de qualidade para seus filhos”, ressaltou Rita com os familiares dos alunos presentes.

O representante da Positivo, Cleber Silveira, disse “Nada disso seria importante se não tivesse alunos vocês são o objetivo do nosso trabalho e esperamos ficar juntos por muitos anos”. As sequência o superintendente do Saae abordou sobre a parceria com a Educação. “O ano passado tivemos uma grande crise hídrica e fomos umas das poucas cidades que conseguiu superar os problemas e foi com essa parceria que conseguimos conscientizar a população sobre o uso de água. Quero parabenizar todas as crianças que escreveram historias excelentes, os professores e setor de tecnologia pelo trabalho desenvolvido”, disse Gaspar.

Antes da entrega dos prêmios o prefeito de Indaiatuba fez uso da palavra. “Quero agradecer a parceria com a Positivo que já dura alguns anos. Nós investimos muito em tecnologia e vemos que as crianças com poucas explicações já aprendem rápido o uso da tecnologia. Nossos profissionais estão de parabéns pois fazem a diferente em cada escola, nós planejamos as ações, mas quem executa são os professores e por isso reconhecemos esse trabalho. Parabéns a todas as crianças pelo trabalho com o Livro Virtual”, disse Nogueira.

Os livros vencedores serão reunidos e impressos, sendo posteriormente distribuídos nas Unidades Escolares e farão parte do acervo da biblioteca. Tanto os livros vencedores como todos os livros produzidos nas escolas ficarão disponíveis, em breve, no Portal da Educação.

VENCEDORES DO LIVRO VIRTUAL 2015

Pré-escola - EMEB Prof.ª Renata Guimarães Brandão Anadão // 2ºB // Professora- Carla Carrara

Termo I (EJA) e Educação Especial – EMEB do Compl. Educ. Prof.ª Laura Fahl Corrêa // EEE-B// Professora - Joana Canfora Soares Souza

3º ano - EMEB Prof. Sérgio Mário de Almeida //3ºE// Professora Ana Paula Sampaio