Prefeito Reinaldo Nogueira participa da entrega de certificados do Líder Estudantil

O projeto é desenvolvido pelo Rotaract Club em parceria com a Educação
24/11/2015 11:35h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na noite de sexta-feira (20), no Auditório da Prefeitura, em parceria com o Rotaract Club de Indaiatuba a entrega dos certificados do curso Líder Estudantil ministrado para 97 alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental. O projeto é desenvolvido pelo Rotaract Club de Indaiatuba e tem o objetivo de trabalhar o sentido de liderança com os alunos que foram escolhidos pelos colegas de classe.

A liderança é trabalhada para ser produtiva, mostrando aos alunos resultados de uma boa e também de uma má influência. Os alunos líderes apresentaram, para sua sala de aula, a síntese do que aprenderam no curso de liderança e foram supervisionados pelos seus professores que avaliaram o trabalho de cada aluno.

Esteve presente o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB), a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar e a diretora de projetos do Rotaract Club, Nathália Becker.

Reinaldo salientou a importância do desenvolvimento de um líder. “Hoje além de parabenizar as crianças, quero parabenizar os pais, porque se eles estão aqui hoje é porque tem um pai e uma mãe presente que cobra bons resultados de seus filhos, colaboram e participam da escola. O Rotaract mostra que não adianta ser o melhor da classe ou o mais inteligente o importante também é saber ser um líder, resolver conflitos, direcionar e resolver problemas do dia a dia, pois a liderança ajuda ainda mais no desenvolvimento do aluno e da pessoa como cidadã. Parabenizo a todos que estão aqui recebendo esse certificado pois a educação transforma as vidas e hoje vocês são vencedores por cumprir essa etapa”, ressalta Nogueira.

A diretora de projetos do Rotaract Club, Nathália Becker deu boas-vindas aos alunos e familiares e mostrou a gratidão em formar mais líderes, na sequência a secretária de Educação falou sobre a importância do Líder Estudantil nas Escolas. “Quero parabenizar toda equipe que ficou à frente desse projeto que já está na Rede Municipal há 14 anos e perdura porque vemos bons resultado. A cada ano vemos a importância do Líder Estudantil, pois mostra para cada criança que ela pode ser diferente, pode ser um líder que ajuda, que acolhe e apazigua, essas crianças aprenderam que nós mandamos em nós e quando queremos fazer coisas boas ninguém pode nos deter, pois quando se tem amor e carinho é possível construir um mundo melhor”, comenta Rita.

O superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, fez uso da palavra. “Para vocês pais é muito gratificante ver os filhos se tornando líderes, resolvendo problemas e fazendo a diferença. Esse projeto faz a diferença em nosso Município e transforma a vida desses alunos. Trabalhamos em outras áreas para oferecer melhor qualidade de vida e visando isso estamos concluindo a construção da barragem que irá garantir o abastecimento de água em Indaiatuba e no dia 28 todos estão convidados para participar do Mega Plantio em torno da barragem que se transformará na mata ciliar e depois será feito um novo parque ecológico que será mais uma área de lazer em Indaiatuba”, diz Gaspar.

Para o Líder Estudantil foi escolhido um representante de cada classe dos 4ºs anos, eleito pelos próprios colegas. O Rotaract conta com uma equipe multidisciplinar – pedagogos, psicólogos e outros profissionais, ofereceu a esses alunos o curso, focando no desenvolvimento do líder positivo.

Este ano o curso aconteceu no dia 30 de maio e teve uma excelente participação dos alunos que muito aprenderam com os palestrantes e participaram com empenho das dinâmicas desenvolvidas. De volta à escola esses alunos tiveram a missão de compartilhar com os demais colegas o curso do qual participaram, seus principais conceitos e principalmente de exercer uma liderança na escola.
  • Redator(es): Laís Fernandes