Educadores ingressantes na Rede Municipal participam de capacitações

O objetivo é habilitar os servidores para trabalhar com motivação e qualidade
06/01/2016 11:32h

Foto: Laís Fernandes SCS/PMI
Educadores ingressantes na Rede Municipal participam de capacitações

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, está capacitando cerca de 150 pessoas entre docentes e ADEs (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional) que foram recém contratados, que não fazem jus as férias, devido ao período aquisitivo. As atividades iniciaram na segunda-feira (4) e segue até o dia 15 de janeiro. O objetivo é habilitar os servidores para que possam trabalhar com motivação e eficiência no atendimento aos alunos da Rede Pública de Educação.

A primeira palestra foi ministrada pela psicopedagoga, Sônia Cassano Mendes e falou sobre ‘O poder do sorriso’. No primeiro encontro que aconteceu na Fiec (fundação Indaiatuba de Educação e Cultura), a secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, comparece para dar as boas-vindas e falar sobre a Rede Municipal. “Sejam muito bem-vindas à Secretaria de Educação e ao ano letivo de 2016, que esse seja um ano abençoado, cheio de desafios e conquistas. Espero que vocês realmente se encontrem nessa profissão, pois a melhor coisa que existe é trabalhar naquilo que a gente gosta. Essas capacitações foram desenvolvidas e pensadas para vocês e queremos que todos tirem o máximo de proveito. A Educação é a área que mais tem legislações e por isso sempre devemos nos atualizar e saber os nossos direitos e deveres. Desejo um excelente ano para todos e boa sorte nas novas experiências”, comenta Rita.

Os palestrantes externos, colaboradores são profissionais liberais como: fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e coach. Foram firmadas parcerias com a Secretaria da Saúde Cerest, Secretaria da Família e do Bem Estar Social e Seprev. Os palestrantes Internos são da Secretaria de Educação como: nutricionista, professores coordenadores, orientadores pedagógicos e supervisores.

A primeira etapa da capacitação é voltada para saúde, cuidados pessoais e vida funcional. Os temas desenvolvidos, são: Gerenciamento de carreira - com a Psicóloga Lilian Gladys Blanco Perrotti ; Escola de Postura - com o Fisioterapeuta Danilo Nedrotti; Respiração - com a Fisioterapeuta Adriana Soares; DAE – Nutricionista Larissa Monteiro; Alongamento - com a Estudante de Fisioterapia Flávia Fonseca; Qualidade de vida - com a Enfermeira Valéria; A importância da prática de exercício físico - com a Fisioterapeuta do Cerest Edilaine Crisol; Como controlar suas emoções e lidar com Stress, Pressão e Ansiedade com o Coach Maurício Carvalho; Cuidados com a voz - com a Fonoaudióloga do Cerest, Célia Allegretti Mercadante; O Corpo Emocional - Percepção corporal e as emoções contidas com Psicóloga do RH Rose Marie Postigo Rauen; Direito do consumidor - com o Advogado Reuter Miranda; Vida Funcional com as orientadoras pedagógicas Regiane e Junia; Oficinas de Arte com Mandalas com as educadoras Jô, Jaci e Gevani; O mundo das relações com Alcides Lídio dos Santos Junior e O perfil do educador com a Psicóloga Tatini Milanesi Pinto.

A segunda etapa de capacitação será voltada para as Oficinas Pedagógicas. Os temas abordados serão: Resolução de conflitos - com a Psicóloga Patrícia Rota; Cuidados com a Criança de 0 a 3 anos - com o Dr. Wilfredo Santos; Trabalho infantil - com Angela Castilho; Brincadeiras matemáticas - com a orientadora pedagógica, Tânia Cataldi; Projeto Boquinha Encantada - com a Dra. Andréa da Secretaria da Saúde; Oficina de Dedoches – com as professoras Jacimara e Regina Abreu; Desenvolvimento Infantil - com a orientadora pedagógica Júnia; A importância das histórias infantis na creche - com as professoras Jacimara e Ana Maria; Quem canta seus males espanta - com a orientadora pedagógica Joseni; Rotinas da creche - com a professora Gestora, Elaine Donda; Roda Griot: Discutindo práticas afirmativas - com a orientadora pedagógica Joseni; Desenvolvimento Moral Infantil e Afetividade - com a orientadora pedagógica Ana Maria; Tecnologia Educacional: ferramentas de trabalho - com o Setor de Tecnologia; Projeto Ler Faz Bem e outros Projetos da Secretaria de Educação - com a orientadora pedagógica, Kelli Sander; SND: O trabalho com as fichas escalonadas - com a professora coordenadora Márcia Simone; Conversando sobre as hipóteses de escrita dos alunos - com a orientadora pedagógica, Kelly Anísia.

• Redator(es): Laís Fernandes