Fundação Pró-Memória comemora 22 anos com evento

22/02/2016 16:06h

Foto: Ilustração
Fundação Pró-Memória comemora 22 anos com evento

A Fundação Pró-Memória comemora em 2016 22 anos e para marcar a data promoverá um evento na próxima sexta-feira, dia 26, às 19h, no Casarão Pau Preto. Na oportunidade serão lançados os cursos ofertados pelo projeto Escola do Patrimônio em 2016, que é uma parceria entre Fundação e o Departamento de História da Unicamp. “Também vamos lançar o Guia dos Fundos Públicos do Arquivo Municipal. Além disso, terá uma palestra com o pesquisador Fernando Savieiro a respeito de novos olhares a respeito da história do Casarão, da Fazenda Pau Preto e a História de Indaiatuba. O evento tem entrada gratuita.

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba tem como missão atender a comunidade a partir do viés histórico cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região. Estão a ela vinculados, por lei, o Arquivo Público Municipal, o Museu Municipal e a Biblioteca Pública Rui Barbosa.

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba integra a administração municipal e recebe dela repasses mensais para a realização de suas atividades cotidianas. No entanto, sendo uma fundação, possui, por lei, autonomia econômica, financeira e administrativa, podendo gerar recursos através de suas atividades, além de receber auxílios, subvenções e doações.

A estrutura da Fundação é composta por um Conselho Administrativo (7 membros), um Conselho Consultivo (15 membros) e uma Diretoria Executiva, que é responsável pelas atividades técnicas e administrativas da instituição, estando os funcionários da Fundação subordinados a ela. SISTEMA MUNICIPAL DE ARQUIVOS DE INDAIATUBA

O Sistema Municipal de Arquivos foi criado pela Lei Municipal 3.076 de 16 de dezembro de 1993, com o intuito de garantir a proteção do patrimônio Arquivístico do Município de Indaiatuba, sobretudo no que concerne à documentação pública (documentos de arquivo do Executivo e do Legislativo).

O Sistema estabelece vínculos entre todos os órgãos da administração municipal de Indaiatuba, determinando que organizem de forma adequada a documentação por eles produzida. Para tanto, cabe ao Arquivo Público Municipal fornecer diretrizes e orientações técnicas de organização.
  • Redator(es): Gil Nunes