Audição do Prêmio Nabor Pires de Camargo acontece dia 29 de abril

Evento acontece a partir das 19h, no Ciaei, com entrada gratuita
26/04/2016 11:46h

Audição do Prêmio Nabor Pires de Camargo acontece dia 29 de abril

Tudo pronto para audição final do 15º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. Os vencedores serão conhecidos na próxima sexta-feira, dia 29, às 19h, com entrada gratuita, no Ciaei (Centro, Integrado de Atendimento à Educação de Indaiatuba), localizado na avenida Fábio Roberto Barnabé, 3665 Jardim Regina. O evento, realizado pela Fundação Pró-Memória, será apresentado pelo produtor e apresentador do Programa Chorinho Brasil na Rede Boa Nova de Rádio, João Tomás do Amaral. A abertura contará com a participação do “Quarteto de Cordas Guarani”. Trata-se de um dos corpos estáveis mantidos pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba. O quarteto é formado pelos violinistas Felipe Oliveira e David França, o violista Tiago Vieira e o violoncelista Sergio Ribeiro.

O show de encerramento ainda contará com o vencedor da última edição do prêmio, o clarinetista Luis Gustavo de Barros Ananias, de Piracicaba. “Gustavo Ananias Quarteto” é formado pelos músicos Gustavo, Rafael Barros, André Grella e Maicon Araki.

Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. “Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado”, comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo de Nóbrega de Jesus.

O prêmio para o melhor músico será de R$ 8.000,00; o segundo colocado receberá R$ 6.000,00; o terceiro R$ 5.000,00; o quarto receberá R$ 4.000,00 e do 6º ao 10º colocado R$ 500,00. Os candidatos inscreveram-se individualmente uma única vez com duas músicas, uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, podendo ser autoral, e que tenha duração máxima de cinco minutos.

NABOR PIRES DE CAMARGO

O artista era apaixonado pela música. Começou a estudar clarinete ainda na infância e logo foi admitido como clarinetista da banda infanto-juvenil regida pelo maestro José Lopes dos Reis, o "Dunga”. Aprofundou os estudos no Conservatório Dramático-Musical de São Paulo. Atuou em muitas bandas e orquestras como a Orquestra Sinfônica da Rádio Tupi e a Orquestra Sinfônica Musical de São Paulo. Em 1929 compôs o Hino Indaiatubano, oficializado em 1974. Foi escolhido "Melhor Clarinetista de 1930", prêmio concedido pela Gazeta Esportiva. Foi o primeiro ganhador da Medalha "João Tibiriçá Piratininga", honraria concedida a partir de 1984 aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

CANDIDATO INSTRUMENTO CIDADE

1- Saulo Antonio Martins Piano São Paulo - SP