Prefeito anuncia troca do superintendente do Saae e de secretário de Engenharia

28/04/2016 17:01h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito anuncia troca do superintendente do Saae e de secretário de Engenharia

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) anunciou na manhã de quinta-feira, dia 28, o afastamento do engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar da superintendência do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos). A partir de segunda-feira (02), o posto será assumido pelo então secretário de Planejamento e Engenharia, o engenheiro civil Sandro de Almeida Lopes Coral. O arquiteto Rubens Eduardo Pereira de Oliveira Júnior, assumirá a Engenharia. Gaspar se afasta do Saae para se dedicar aos trabalhos da pré-campanha dele a prefeito de Indaiatuba.

O anúncio foi feito durante uma coletiva à imprensa realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Indaiatuba, e também contou com as presenças do secretário de Governo e presidente do PMDB local, Carlos Bargas; do presidente da Câmara, Luiz Alberto "Cebolinha" Pereira (PMDB); do vice-presidente e líder do Governo, Túlio José Tomass do Couto (PMDB). Entre os vereadores presentes ainda estavam Helton Ribeiro (PP), Hélio Ribeiro (PSB) e Djalma César de Oliveira (PMDB), além de todos os secretários municipais.

Reinaldo Nogueira lembrou de toda a trajetória de Gaspar dentro do serviço público, estando à frente da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente desde a sua primeira gestão. “Fez um excelente trabalho no Urbanismo até o início de 2011, quando assumiu a superintendência do Saae. Assumiu com o desafio de tornar a barragem do Mirim uma realidade. Ninguém acreditava que conseguiríamos, porque isso dependia, inclusive, de conseguirmos a doação de áreas que pertenciam ao município de Campinas, mas conseguimos. Foram várias viagens em busca de verbas, mas hoje a barragem já é uma realidade para o município e o Gaspar nos ajudou nessa conquista”, resume.

O novo superintendente do Saae, Sandro de Almeida Lopes Coral, 41, é engenheiro civil formado pela PUC-Campinas, turma de 1999. Entrou para o serviço público em 2001 como diretor da Secretaria de Obras e Vias Públicas, cargo que ocupou até 2005, quando foi para a Secretaria de Planejamento e Engenharia como assessor. Em 2007 assumiu como secretário adjunto da Engenharia e dois anos mais tarde, em 2009, foi nomeado secretário da pasta pelo prefeito Reinaldo Nogueira, cargo em que permanece até sexta-feira (29).

Na Engenharia ele comandou uma equipe de aproximadamente 50 funcionários e o cargo fez com que ele participasse ativamente de todo o planejamento e acompanhamento das obras que resultaram em desenvolvimento para Indaiatuba.

Entre os principais trabalhos de Coral à frente da Engenharia estão a revisão do Plano Diretor do Município, em 2010, e o recadastramento imobiliário, que foi feito em 2009. O último recadastramento tinha acontecido em 2002. Quando assumiu a pasta também organizou uma reestruturação da maneira de trabalho, com a informatização dos serviços, garantindo mais agilidade nos serviços prestados pela Engenharia. “Agradeço ao Reinaldo a oportunidade desse novo desafio no Saae e também sou muito agradecido a minha equipe de trabalho na Engenharia, que me acompanhou todo esse tempo. Sem o empenho deles, nada seria possível”, finaliza.

A Secretaria de Planejamento Urbano e engenharia também não é nenhuma novidade para Rubens Eduardo Pereira de Oliveira, 37, o novo secretário da pasta a partir de segunda-feira. Formado em arquitetura e urbanismo pela UNIMEP, turma de 2000, foi estagiário na Secretaria em que iniciou a carreira no serviço público em 2001. Em 2013 assumiu o cargo de assessor da Secretaria. Já foi membro do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal de Preservação por dois mandatos. Atualmente preside a Comissão Permanente de Acessibilidade de Indaiatuba.

“Agradeço a confiança e a oportunidade concedida pelo prefeito Reinaldo Nogueira de estar à frente da Secretaria, na qual iniciei minha vida profissional, e também o apoio do engenheiro Sandro, que deixa a pasta para assumir um novo desafio único em sua carreira”, declara o arquiteto. “Estar à frente de um órgão de planejamento urbano e engenharia tão bem estruturado quanto o nosso é o sonho de qualquer arquiteto e urbanista e espero poder corresponder às expectativas e à confiança em mim depositada. Sei que posso contar com a colaboração da minha equipe que é formada por pessoas altamente qualificadas e extremamente dedicadas ao trabalho que realizam”, conclui.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno