Segunda etapa do Interescolas de Beisebol começou segunda-feira

O projeto de beisebol dentro das escolas é a união entre a Acenbi e Prefeitura
03/05/2016 16:48h

Segunda etapa do Interescolas de Beisebol começou segunda-feira

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na segunda-feira, dia 2, a segunda etapa do Interescolas de Beisebol, outra etapa do evento acontece no dia 9. Os jogos aconteceram na Emeb “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e no dia 9 será na Emeb Prof. “Antônio Luiz Balaminutti”. O objetivo do interescolas é promover a integração entre os alunos das diferentes escolas, onde a criança visita e realiza atividades do projeto Base sob a supervisão e orientação dos profissionais envolvidos com as demais escolas que desenvolvem o projeto. A primeira etapa aconteceu em março entre as escolas Profª “Maria José Ambiel Marachini” e Profª “Laura Fahl Corrêa”.

Este ano o projeto Base está em desenvolvimento em cinco unidades escolares: EMEBs “Prof. Antônio Luiz Balaminutti”; “Profª Laura Fahl Corrêa”; “Profª Maria José Ambiel Marachini”; “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e “Profª Yolanda Steffen”. Com a atuação dos professores Bernardo, Fernando, Marcos, Monique, Madalena e Thiago; com o auxílio dos alunos de Educação Física da Max Planck, Luan e Lílian.

O projeto de beisebol dentro das escolas é a união entre a Acenbi (Associação Cultural Esportivo Nipo Brasileiro Indaiatuba) com a Secretaria Municipal de Educação que aplica o esporte de origem supostamente britânica, mas popularizado no Brasil pelas colônias japonesas, para cerca de 400 alunos de 6 a 11 anos.

No olhar do Educador Físico tem como principal objetivo ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais, e implicitamente através da prática do mesmo, desenvolver as capacidades físicas como força, flexibilidade, agilidade, resistência e coordenação motora; promover o desenvolvimento humano e a melhora no desempenho escolar através de valores como: trabalho em equipe, organização, disciplina, respeito, ajuda mútua, além de buscar a melhoria das relações afetivas e sociais.

O beisebol por sua vez, além de agregar todas as características citadas traz consigo a filosofia de vida da cultura japonesa, onde os conceitos de disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo, formam não só o atleta, mas principalmente, o cidadão e podem auxiliar muito durante a infância, momento importante para a iniciação da formação individual e social, faixa etária que abrange a maioria dos alunos das escolas municipais de Indaiatuba.
  • Redator(es): Laís Fernandes