Indaiatuba oferece coleta de Papanicolau aos sábados

Em Indaiatuba a preocupação com saúde feminina é constante e diária
25/05/2016 14:55h

Indaiatuba oferece coleta de Papanicolau aos sábados

No próximo dia 28 é comemorado o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Mas em Indaiatuba a preocupação com saúde feminina é constante e diária. Com o objetivo da saúde da mulher Indaiatuba oferece à população feminina a possibilidade de fazer os exames de rotina aos sábados nas Unidades Básicas de Saúde. “Nossa intenção é de que as mulheres que trabalham durante a semana possam ir aos sábados fazer a coleta do Papanicolau, que é um exame para detecção de alterações nas células do colo de útero, sendo a principal estratégia para detectar lesões precocemente, antes mesmo que a mulher tenha sintomas, reduzindo assim, a mortalidade pela doença”, comenta o secretário de Saúde, José Roberto Stefani. “Mas temos constatado que a adesão a este tipo de exame tem sido pequena por parte das mulheres mesmo oferecendo os sábados como mais uma alternativa para a coleta do material”, afirma. “A prevenção é sempre a melhor solução principalmente se tratando de saúde”, recomenda.

Também pensando na redução da mortalidade feminina Indaiatuba ainda oferece o exame de mamografia, que faz o diagnóstico do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres, sendo na maioria dos casos diagnosticados, em estágio avançado, elevando assim, a taxa de mortalidade. São usados os seguintes critérios: mulheres de 40 a 49 anos - exame clínico das mamas anual e, se alterado, mamografia; mulheres de 50 a 69 anos - exame clínico das mamas anual e, mamografia a cada dois anos e mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado exame clínico das mamas e mamografia anual. “Vale lembrar que não há fila de espera na rede municipal para realizar mamografia. Temos uma gestão de recursos organizada e séria e assim temos condições de manter em ordem esse tipo de exame tão necessário as mulheres, conforme os critérios médicos”, comenta o secretário de Saúde.

Já pensando na saúde materna a rede municipal oferece todo o acompanhamento de pré-natal, com pelo menos 12 consultas. O Ministério da Saúde preconiza oito consultas. “Nós oferecemos pelo menos 30% a mais em Indaiatuba”, comenta o secretário de Saúde. A gestante também tem atendimento prioritário em todos os serviços da rede. “Ou seja, a gestante tem vaga garantida e não entra no fluxo normal de agendamentos”, afirma Stefani. São oferecidos todos os exames da linha de cuidado da puérpera - é o nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas - e gestante, conforme determina o Ministério de Saúde. “Temos protocolo específico para gestantes que são usuárias de entorpecentes, que são acompanhadas no CAPs AD também”, relata. As gestantes de alto risco são atendidas no município. “No que se refere as gestantes temos um baixo percentual de encaminhamentos aos serviços referenciados como Unicamp para atendimento de alto risco”, completa. “Portanto temos toda uma estratégia de saúde em família como garantia para o acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto”, informa. “E ainda realizamos encontros trimestrais com as gestantes nos bairros para orientações em geral”, finaliza.
  • Redator(es): Gil Nunes