Prefeitos da RMC assinam convênios nas áreas de Mobilidade Urbana e Defesa Civil

Encontro foi realizado quarta-feira (15), no município de Jaguariúna
16/06/2016 16:42h

Foto: Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) assinou na manhã de quarta-feira, dia 15, o convênio para projetos nas áreas de Mobilidade Urbana e Defesa Civil. A RMC investirá R$ 11,7 milhões nos projetos. O encontro foi realizado no município de Jaguariúna.

Para os projetos de Mobilidade Urbana serão investidos R$ 8,1 milhões, com recursos do Fundocamp, em obras que contribuam para a melhoria da acessibilidade como a recuperação de calçamento e de vias públicas e construção de ciclovias e ciclofaixas.

Na Plataforma para Redução de Riscos de Desastres da RMC o Fundocamp investirá R$ 3,6 milhões, sendo R$ 180 mil para cada município. A verba deverá ser usada para aquisição de um veículo tipo pick-up equipada com instrumentos técnicos e operacionais indispensáveis para o enfrentamento de situações de desastres.

O projeto foi criado para contribuir com o fortalecimento das ações promovidas pela Câmara Temática de Defesa Civil da RMC no sentido de implementar estratégias estabelecidas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e também do Marco de Sendai, que tem por objetivo ações de resposta e recuperação para a redução de riscos de 2015 a 2030. O Marco de Sendai é um plano acordado internacionalmente para tornar o mundo mais seguro contra riscos naturais e não naturais, cujo compromisso foi assumido pelos 20 prefeitos da RMC.

Ainda no encontro de quarta-feira, o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou as ações tomadas para atender o município durante as tempestades que atingiram a região e causou grandes prejuízos ambientais.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, também participou da reunião para explicar e analisar o fenômeno, mas principalmente para explanar sobre o projeto SOS Chuva, patrocinado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), visando a instalação de radares meteorológicos.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno