Casa da Memória de Indaiatuba receberá terceira laje nos próximos dias

Trabalhos de alvenaria e revestimento de paredes continuam
21/06/2016 16:32h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Casa da Memória de Indaiatuba receberá terceira laje nos próximos dias

A empresa responsável pela construção da Casa da Memória de Indaiatuba trabalha na montagem dos pilares para a terceira laje do prédio. O imóvel, que abrigará a Biblioteca Municipal e o Arquivo Permanente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, recebe investimentos no valor de R$ 4.936.479,01. A construção do prédio localizado na rua Vitória Régia, no Jardim Pompéia, está prevista para ser concluída no final de outubro.

Com quatro pavimentos, a Casa da Memória será o primeiro prédio público do município a receber a laje nervurada, que tem como principal vantagem a possibilidade de trabalhar vãos maiores de forma mais econômica.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens Oliveira, paralelo à montagem da laje, os trabalhos continuam na parte de alvenaria e revestimento das paredes e também nos serviços de elétrica e hidráulica.

De acordo com o projeto da Engenharia, a área total do terreno é de 2.720,00m² e o prédio em construção terá 3.221,65m². A área útil de arquivo será de 1.807,64m².

A Biblioteca, a administração e o almoxarifado ficarão no pavimento inferior, que terá acesso pela Rua das Camélias. Já o Arquivo Intermediário ficará no pavimento térreo, com acesso pela rua Vitória Régia.

O acesso público do prédio será no primeiro pavimento, também pela Rua das Orquídeas. Nele funcionarão a recepção; sala de consulta; Arquivo Permanente; copa; sala de leitura interna e sala de leitura externa.

No segundo pavimento, cujo acesso será exclusivo pela parte interna, ficará o Arquivo Intermediário. Todos os pavimentos oferecerão sanitários para funcionários e sanitários públicos acessíveis. Também serão instalados dois elevadores, sendo um deles interno de serviços e outro externo do tipo panorâmico para o público.

Além da elaboração do projeto, a fiscalização da obra também é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno