Inscrições para concurso literário da Secretaria de Cultura começam no dia 1º

Participantes concorrem a prêmios em dinheiro nas categorias Poesia, Crônica e Contos
23/06/2016 15:05h

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI
Inscrições para concurso literário da Secretaria de Cultura começam no dia 1º

A Secretaria Municipal de Cultura recebe de 1 a 29 de julho as inscrições para a 12ª edição do Concurso Literário Acrísio de Camargo. Criado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de divulgar o nome do autor da letra do Hino de Indaiatuba e incentivar a produção literária, o já tradicional evento este ano teve seu calendário de realização alterado por sugestão da comunidade artística da cidade, com o objetivo de realizar a solenidade de premiação durante a programação do festival Outubro Literário, em data a ser oportunamente divulgada. Podem participar interessados de todo o território nacional, a partir de 12 anos completos, nas categorias Poesia, Conto e Crônica. O regulamento e a ficha de inscrição já estão no site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura) e as adesões podem ser feitas pessoalmente no Centro de Convenções Aydil Bonachella, de segunda a sexta das 8h às 17h, ou pelo correio com postagem até 15 de julho para o endereço Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia – Indaiatuba – SP – Cep: 13345-020, com a apresentação da documentação solicitada. Cada concorrente pode participar em quantas modalidades quiser, mas só é permitido submeter um texto, ainda não publicado sob qualquer forma, em cada categoria. As obras serão avaliadas por uma Comissão Julgadora integrada por profissionais de literatura do estado de São Paulo e serão atribuídos prêmios de R$ 3.500,00 para o 1º lugar, R$ 2.500,00 para o 2º lugar e R$ 1.500,00 para o 3º lugar, além de menções honrosas. Os textos vencedores integrarão ainda uma coletânea organizada pela Secretaria de Cultura. Em 2015, o concurso bateu recorde de inscrições, com 204 escritores de 82 cidades de todo o Brasil. Informações (19) 3894-1867.

Documentação solicitada para inscrição, conforme regulamento

Ficha de inscrição totalmente preenchida

Xerox do RG

Xerox do CPF (do autor ou representante legal)

Quatro cópias do trabalho impresso, em folha tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas mínimo de 1,5, sem nome ou pseudônimo

CD com a obra digitada em formato Word, sem nome ou pseudônimo

O tamanho máximo é de três páginas para poesia, uma página para crônica e sete páginas para conto. O participante deve entregar um envelope grande, onde colocará as cópias impressas do trabalho e um envelope menor identificado na parte externa apenas com o título do trabalho com a ficha de inscrição, documentos e CD. Esse procedimento é necessário para que os jurados não tenham acesso ao nome do participantes no momento da análise e classificação dos trabalhos, garantindo total isenção.

Não serão aceitos trabalhos postados no Correio após 15 de julho ou que, mesmo postados até esta data limite, não cheguem até 29 de julho à secretaria.

Sobre Acrísio de Camargo

Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo. Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra de Acrísio de Camargo e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930, a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de Elevação de Indaiatuba à Freguesia. A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município é lembrada com a realização do Concurso Literário Acrísio de Camargo, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura, que já está em sua 12ª edição e que estimula a literatura ao destacar as melhores poesias, contos e crônicas.

Serviço

Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia – Indaiatuba – SP – Cep: 13345-020

Legenda: cerimônia de premiação do Concurso Literário Acrísio de Camargo em 2015
  • Redator(es): Adriana Panzini