Daniel Conti é o vencedor do 12º Festival de MPB da Secretaria de Cultura

Eliminatórias e final do evento aconteceram no último sábado no Ciaei
27/06/2016 16:41h

Foto: Adriana Panzini - SCS/PMI
Daniel Conti é o vencedor do 12º Festival de MPB da Secretaria de Cultura

O cantor Daniel Conti, de São Paulo, foi o grande vencedor do 12º Festival de MPB da Secretaria Municipal de Cultura, realizado no último dia 25 na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Com a música “Dolinha de 20”, Conti assegurou não só o prêmio de R$ 5.500,00 com o 1º lugar, mas também levou o título de Melhor Composição, no valor de R$ 1.500,00. A banda Decreto Verbal, de Indaiatuba, garantiu o 2º lugar, com prêmio de R$ 4.000,00, e o prêmio de Melhor Intérprete no valor de R$ 1.500,00 com a canção “Família”. Em 3º lugar, Taquinho de Minas, de Belo Horizonte, levou o prêmio de R$ 3.000,00 com a música “Nação”. A Comissão Julgadora foi composta Betinho Dias, Fernanda Porto e Jether Garotti Junior, que avaliaram os quesitos interpretação, composição e desempenho musical e, durante o anúncio dos vencedores, destacaram a qualidade e diversidade dos concorrentes e das composições. “Este festival é um reflexo de tudo o que compõe a verdadeira Música Popular Brasileira, com grande riqueza e variedade, e é importante termos cada vez mais iniciativas como esta, que revelam novos talentos”, ressaltou Fernanda Porto. Após a cerimônia de premiação, o público pode conferir a apresentação da banda 2 Dobrado, vencedora do festival do ano passado, e o grupo Quartetto Sentinela, com o show “Homenagem ao Clube da Esquina”. Realização da Secretaria Municipal de Cultura, o Festival de MPB é promovido anualmente e tem como objetivo incentivar a composição musical, estimular o interesse da população por esta expressão artística e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer, aprimorando e desenvolvendo a cultura musical.

Sobre a Comissão Julgadora

Betinho Dias – professor de violão no curso de MPB e Jazz do conceituado Conservatório de Tatuí. É formado pelo Instituto de Violão e Tecnologia de São Paulo e licenciado em Música pela Universidade Federal de São Carlos, Betinho Dias é coordenador do Ciclo de Oficinas “Violões do Brasil”, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e participou do projeto “Encontros”, realizado pela Cinemagia e pelo Metrô de São Paulo.

Fernanda Porto – cantora e compositora, é uma das artistas mais inovadoras e bem conceituadas do cenário musical brasileiro. Ficou conhecida dentro e fora do Brasil por misturar MPB e Bossa Nova com música eletrônica. Cantora lírica e instrumentista erudita contemporânea, Fernanda lançou quatro discos e, entre outras músicas, os sucessos “Só Tinha de Ser com Você”, “Sambassim”, “Tudo de Bom”, “Giramundo” e, em parceria com Chico Buarque, “Roda Viva”.

Jether Garotti Junior – diretor musical, arranjador e multi instrumentista pós-graduado em MPB, Jether Garotti Junior participou de projetos musicaiscom Toquinho, Milton Nascimento, João Bosco e Zizi Possi, com quem trabalha como maestro há 26 anos. Já foi indicado a importantes prêmios como Grammy Latino e o de Melhor Disco de MPB. Também fez trilhas sonoras para teatro e atuou como orquestrador no filme de abertura da Rio +20.
  • Redator(es): Adriana Panzini