SAAE INICIA UTILIZAÇÃO DE ELETROFUSÃO PARA REPARO EM REDES

Método é simples e permite fazer o reparo rapidamente
06/07/2016 13:00h

Foto: Giuliano Miranda
SAAE INICIA UTILIZAÇÃO DE ELETROFUSÃO PARA REPARO EM REDES

A equipe de combate às perdas de água na rede de distribuição do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) está utilizando desde a última segunda-feira, dia 04, a eletrofusão, que é uma nova técnica para reparar a rede. O processo teve início entre as ruas Humaitá e avenida Major Alfredo de Camargo. A eletrofusão consiste em usar conexões confeccionadas com polímeros (PEAD, polietileno de alta densidade) que podem ser fundidas, remodeladas e solidificadas, sem que percam suas propriedades mecânicas e térmicas. Os reparos feitos com esta técnica fundem a nova peça à rede, tornando o conjunto uma única peça, garantindo sua selagem, evitando possíveis vazamentos durante sua operação, mudanças causadas pela dilatação ou pelo envelhecimento das conexões metálicas.

O método é simples e permite reparar a rede com maior agilidade e durabilidade, com aplicação nos segmentos de saneamento, industrial, instalações elétricas, mineração, entre outros. Destacam-se hoje no cenário mundial como alternativa principalmente aos metais, com grande superioridade, por atender aos requisitos mecânicos e térmicos, possuindo vida útil muito maior e sendo mais fácil de instalar.

Esta ação reforça o compromisso do Saae em buscar soluções modernas e atuais que proporcionando economia, durabilidade e sustentabilidade aos serviços oferecidos ao município.

• Redator(es): Marco Matos – DCS SAAE