INDAIATUBANOS PRESTIGIAM PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA PELA CIDADE

Cerca de oito mil pessoas acompanharam o trajeto do símbolo maior dos Jogos Rio 2016
21/07/2016 10:28h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
INDAIATUBANOS PRESTIGIAM PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA PELA CIDADE

Indaiatuba recebeu nesta quinta, dia 21, a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica. De acordo com estimativas da equipe de segurança, composta pela Guarda Civil, Polícia Militar e Força Nacional, cerca de oito mil pessoas prestigiaram o momento histórico em que o comboio com os 24 condutores do símbolo maior dos Jogos Olímpicos atravessou a cidade. O trajeto, com cerca de 5km, começou na Avenida Presidente Vargas, passou por várias ruas do centro e finalizou em frente à Prefeitura Municipal, onde a última tocha acesa, conduzida pelo ciclista Armando Camargo Filho, o Piá, permaneceu por cerca de 15 minutos para que o público pudesse celebrar e registrar a presença do fogo olímpico. Também participaram do revezamento Elton Ribeiro, Nuno Narezzi, Ana Franco, Kátia Silva, Luan Oliveira, Maria das Graças Araújo, Carla Borges, Anselmo da Silva, Pedro Mota, Mirian Poltronieri, Felipe Caltran, Marcelo Dezem, Fernando Louro, Maria Costa, Antônio Filho, Vinícius dos Santos, Márcia Arakaki, Júlio Fontana Neto, Guilherme Mello, Fábio da Silva, Márcio Dutra, Carlos Rodriguez e Mônica Angelucci. Ações culturais também foram realizadas simultaneamente à passagem do comboio, com apresentação da Corporação Musical Villa Lobos na Praça Dom Pedro II, do grupo de dança do Sesi na Praça Prudente de Moraes e aula de zumba em frente ao Paço Municipal.

“Gostaria de agradecer a presença da população e também dizer que é uma grande honra para o município fazer parte desta grande festa”, disse durante a cerimônia o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro. “A tocha olímpica simboliza amizade e respeito, que é o que temos em Indaiatuba, então é um momento grandioso e que ficamos muito contentes de compartilhar com todos”, disse. “É com grande alegria que celebramos este momento em que nossa cidade recebe este símbolo de união dos povos através do esporte”, destacou o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Ele se torna mais especial quando sabemos que Indaiatuba é um dos poucos municípios no Brasil que de fato reservam orçamento para o esporte, tem uma política pública efetiva e definida para este setor, o que permite o desenvolvimento de projetos educacionais, de participação e de alto rendimento”, acrescentou. Estiveram presentes ainda na solenidade de encerramento os secretários municipais de Educação, Rita Trasferetti, de Habitação, Orlando Vianna, de Negócios Jurídicos, Wanderley Boni, de Urbanismo e Meio Ambiente, José Carlos Selone, e o presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira “Cebolinha”, além dos vereadores Massao Kanesaki e Derci de Lima.

O Revezamento da Tocha Olímpica começou no dia 3 de maio em Brasília e tem duração prevista de 95 dias, devendo alcançar 90% da população em todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal, encerrando em 5 de agosto no Rio de Janeiro, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na abertura da competição, no Estádio do Maracanã. Cerca de 12 mil pessoas deverão conduzir a tocha durante o revezamento. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro no Rio de Janeiro e devem reunir cerca de 10.500 atletas de 206 países. Outras informações: www.rio2016.com

• Redator(es): Adriana Panzini